Desenvolvendo Aplicativos com Lazarus
Por: Fhelipppe • 9/10/2018 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
Referência de Obra:
SANTOS, Jean Patrick Figuereido. Desenvolvendo aplicativos com Lazarus: Linux e Windows. Clube dos autores, 2011.
Citações:
“Em todos os exemplos, os valores a serem pesquisados poderiam ser extraídos da propriedade Text de um TEdit”. (SANTOS, 2011. Pg. 193)
“O DataModule é velho conhecido dos programadores Delphi e, também, está presente no Lazarus”. (SANTOS, 2011. Pg. 193)
Quando estamos desenvolvendo um projeto, não basta nos preocuparmos só com os formulários e o código deste. É importante definir as características e a organização do projeto, como por exemplo: o ícone da aplicação, a versão, a ordem de criação dos formulários e o nome do executável. Vejamos como realizar estas configurações. (SANTOS, 2011. Pg. 294)
Todo novo formulário da aplicação é por padrão colocado para auto criação. Se desejar mudar isso, desmarque a opção “Quando criar novos formulários, adiciona-los a formulários auto. Criados”. (SANTOS, 2011. Pg. 295)
“A melhor forma de fixarmos a maioria dos conceitos vistos até aqui é praticando”. (SANTOS, 2011. Pg. 196)
O Lazarus depois de instalado corretamente, possui por padrão uma boa configuração. Mas podemos melhorar a IDE. E a medida que formos fazendo isso, vamos conhecer as principais características dela. (SANTOS, 2011. Pg. 41)
Outro aspecto é que este menu pop-up surge automaticamente quando digitamos o nome de um componente (objeto) seguido de ponto (.) para chamar propriedades, procedimentos ou funções pertencentes ao componente. (SANTOS, 2011. Pg 112)
As variáveis sinal e sinal anterior, servirão, respectivamente, para guardar o sinal da ultima e da penúltima operação digitada (seja no teclado ou em um botão da calculadora). A variável tecla anterior guarda a última tecla ou botão pressionado (número, vírgula ou operação). (SANTOS, 2011. Pg 130)
Texto dissertativo:
O livro é de fácil entendimento, o qual permite em que o leitor adquira bastante conhecimento através dos seus conteúdos. Logo após o término da leitura, ficou claro as propostas da obra, que tem como objetivo incentivar e aprimorar a aptidão pela programação tanto para iniciantes como para experientes, como programar em Lazarus, e toda as estratégias para desenvolver projetos. No entanto, tais fundamentos são de extrema importância para a formação de um acadêmico de sistemas de informação.
A obra relata sobre o Lázaro que foi fundado principalmente por três indivíduos: Cliff Baeseman, Shane Miller, Michael A. Hess, os mesmos tentaram se envolver com o projeto que não deu muito certo, assim frustrado, eles começaram o projeto Lazarus. De acordo com SANTOS (2011), Podemos, também, criar aplicativos para dispositivos móveis, bem como aplicações para Internet usando a tecnologia CGI ou FastCGI.
Contudo, o Lazarus é uma plataforma cruzada compatível com Delphi para o Free Pascal, o mesmo é a parte do quebra-cabeça que falta que lhe permitirá desenvolver programas como o Delphi em todas as plataformas. De acordo com SANTOS (2011), O Lazarus é um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) de código fonte aberto para o compilador Free Pascal.
...