Fila em progração orientado a objetos
Por: darthvader1 • 9/10/2015 • Relatório de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
Faculdades Anhanguera
Sistemas de Informação
3 º Semestre
Linguagem de Programação Comercial
Relatório – Paradigma Orientado a Objetos
Guarulhos, 30 de agosto de 2015
Aluno:
Leandro Praxedes Leme RA: 8831393500
Professor: Fábio Rener
Linguagem de Programação Comercial
Relatório – Paradigma Orientado a Objetos
Sumário
1- Relatório – Paradigma Orientado a Objetos.
Referências bibliográficas 4
Guarulhos, 30 de agosto de 2015
1- Relatório – Paradigma Orientado a Objetos.
O paradigma orientado a objetos tem como objetivo melhorar a produtividade dos produtores no desenvolvimento a sistemas e realmente torna mais rápida as atividades de programação e manutenção de sistemas de informação. Assim como a programação estruturada melhorou a qualidade dos sistemas em relação aos métodos anteriores, a programação orientada a objetos surgiu como um modelo promissor para solucionar as necessidades crescente da sociedade por sistemas de informação mais modernas e acompanhando as tendências do mercado.
A grande vantagem do paradigma orientado a objetos é seu caráter unificador, pois trata todas as etapas do desenvolvimento de sistemas, como por exemplo a análise, projeto, programação, banco de dados e ambientes orientados a objetos.
A POO tem alcançado tanta popularidade por causa de suas vantagem e entre elas estão:
- Reusabilidade do código, que é reconhecida como a maior vantagem na utilização da POO permitindo que os programas sejam escritos com maior rapidez.
- Escalabilidade, que pode ser vista como capacidade de uma aplicação crescer sem aumentar muito a sua complexidade ou comprometer seu desempenho.
- Encapsulamento, que proporciona uma proteção das informações.
- Polimorfismo, que deixa o sistema mais enxuto, claro e fácil de entender.
- Herança, que torna a manutenção mais fácil, pois, se a aplicação precisar de uma funcionalidade adicional, não precisa alterar o código atual.
Mesmo com tantas vantagens a POO tem suas desvantagens como:
- Apropriação, que é apresentada tanto como uma vantagem e uma desvantagem, pois na POO ela não soluciona os problemas com tanta facilidade. A apropriação torna a POO muito rígida para trabalhar com situações dinâmicas e imprecisas.
- Fragilidade, desde que a hierarquia orientada a objetos requer definições precisas, os relacionamentos fundamentais entre as classes chave não podem mudar, caso contrário o código é perdido.
- Linearidade de desenvolvimento, por causa da fragilidade a POO necessita de uma análise e projeto frontal para assegurar que é a solução adequada. Com isto existe a uma tendência de criar uma abordagem linear de desenvolvimento, necessitando de um projeto cuidadoso da hierarquia de classes, o que pode elevar os custos da sua utilização.
Referências bibliográficas
Introdução ao Paradigma Orientação a Objetos.
...