Gerenciamento de Projetos - Fundamentos FGV
Por: kkmosca • 16/4/2021 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL
[pic 2]
Elaborado por:
Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Turma: T1
Semana 2 (30/07/2020) – Módulos 3 e 4
- Explicar a diferença entre ciclo de vida e grupo de processos
Um projeto é realizado através da execução de um conjunto de atividades, distribuída em etapas e que e que são definidas cronologicamente, representando o ciclo de vida do projeto, com início, meio e fim. Essas fases ou etapas, por muitas vezes são específicas e estão diretamente relacionadas ao ramo de atividade e atuação da empresa.
Em uma empresa do ramo farmacêutico, por exemplo, será necessário obedecer várias regras de adequação às normas estabelecidas pelo seu órgão regulador e obter certificações, licenças para uso de determinadas substâncias e adequação para uso de protocolos específicos.
Já para empresas de construção civil, se faz necessário obter alvarás específicos e licenças para construção, de acordo com a lei de zoneamento referente à localização onde o empreendimento será construído.
Se migrarmos para o setor hoteleiro, existe a obrigatoriedade de respeitar leis de conservação ambiental, políticas de turismo e leis de defesa do consumidor.
Outras setores, por exemplo, necessitam de maquinário ou peças que não fazem parte de sua matéria prima para produção final de seu produto, mas necessárias para a construção de sua infraestrutura.
Todos os projetos, independentemente do ramo de atuação, necessitarão, por exemplo, de recursos humanos, financeiros, adequação aos órgãos reguladores, objetivo, benefícios e mensuração de riscos.
O PMBOK® - PMI, que não se trata de uma metodologia, mas de uma norma técnica para gerenciamento de projetos, apresenta 5 grupos de macroprocessos, que ocorrem durante o ciclo de vida de um projeto, nos quais toda atividade necessária para a conclusão do projeto estará contida:
- Processos de Iniciação:
- Processos de planejamento;
- Processos de execução;
- Processos de monitoramento e controle;
- Processos de encerramento.
Cronologicamente falando, percebemos que os processos se interligam. Quando falamos, por exemplo do processo de monitoramento e controle, observamos que ele está presente em todo o ciclo do projeto, com maior ou menor intensidade, de acordo com a fase em andamento. Vemos também que os processos de planejamento e execução tem praticamente a mesma relevância e acontecem com enorme paralelismo. No processo de encerramento, são apresentados os indicadores de performance (KPI), mas a coleta de informações para sua elaboração se iniciar ainda durante a fase de execução do projeto.
Portanto, todas as atividades de um projeto, desde sua concepção até sua conclusão, estão contidas no ciclo de vida do projeto, apresentando paralelismo entre os 5 macro processos.
- Exposição sobre as 10 áreas de conhecimento
O PMBOK® - PMI, além dos 5 macroprocessos citados no tópico anterior, também se estrutura em 10 áreas de conhecimento:
- Gerenciamento da integração do projeto;
- Gerenciamento do escopo do projeto;
- Gerenciamento do cronograma do projeto;
- Gerenciamento dos custos do projeto;
- Gerenciamento da qualidade do projeto;
- Gerenciamento dos recursos do projeto;
- Gerenciamento dos riscos do projeto;
- Gerenciamento das aquisições do projeto;
- Gerenciamento das partes interessadas do projeto;
Durante a dinâmica da aula, na qual alguns alunos apresentaram dificuldades que ocorrem nas empresas em que trabalham, prestam serviços ou consomem serviços, evidenciamos que os processos estão contidos em áreas de conhecimento e que essas também funcionam de forma integrada.
...