Linguagens de reprogramação
Por: faruque • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 4.089 Palavras (17 Páginas) • 217 Visualizações
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE CIȆCIAS DEPARTAMENTO DE MATEMATIA E INFORMATICA Curso: Licenciatura em Estatística I SEMESTRE Trabalho semestral Disciplina: Introdução as Tecnologias de Informática e Comunicação
Tema: Noções de linguagem de programação - Conceito de linguagem de programação - tipos de linguagem de programação - diferentes paradigmas Discentes: Fatima Jamal
Docente:Muapueha Braimo
Março, 2017 |
Índice
Introdução 3
Noções de linguagem de programação 4
Objectivos da linguagem de programação 4
1.Conceitos de linguagem de programação 5
1.1.Programação estruturada 5
1.2. Programação modular 5
1.3. Programação Orientação a objectos (POO) 5
1.4. Programação Linear 5
1.5.Programacao lógica 5
2. Tipos de linguagem de programação 6
2.1. Linguagem de programação de baixo nível 6
2.2. Linguagem e programação de alto nível 6
3. Diferentes paradigmas de programação 6
3.1. Paradigmas imperativos 6
3.1.1. Classificação do paradigma Imperativo 7
3.1.2. Vantagens do paradigma imperativo 7
3.1.3. Desvantagens do paradigma imperativo 7
3.1.4. Características principais a linguagem imperativa 7
3.2. Paradigmas Declarativos 8
3.2.1. Classificação do paradigma Declarativo 8
3.2.2. Vantagens do paradigma Declarativo 8
3.2.3.Desvantagem do paradigma Declarativo 9
2.2.4. Características do paradigmas Declarativos 9
Esquema de programas Tradutores 10
Conclusão 11
Recomendações 12
Fontes d e pesquisa 13
Introdução
Hoje em dia programação é considerada uma ciência de base de qualquer área cientifica, das ciências da engenharia fazendo por isso parte do seu currículo uma ou mais ciências e tecnologias de programação. No presente trabalho vamos abordar o conhecimento da intenção da linguagem do computador e conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa d computador. Um dos principais objectivos da linguagem de programação e que o programa tenha maior produtividade permitindo expressar suas intenções facilitando que os engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez. Os programas são menos dependentes de computadores, pois um programa escrito em LP é traduzido para o código de maquina no qual será executado evitando a execução directa, independentemente da maquina onde será executado.
Noções de linguagem de programação
Linguagem de programação é um sistema de escrita formal para enunciar a execução de operações no computador ou seja, um conjunto de regras sintácticas ( uso correcto dos termos ) e semânticas (significado) usadas para definir um programa do computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.
Um programa no contexto linguagem de programação, é um conjunto de “frases” que utilizam os termos e as regras de uma determinada linguagem de programação.
Objectivos da linguagem de programação
Um dos principais objectivo da linguagem de programação é que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende inactivamente (código de máquina). Assim, linguagens de programação são projectadas para adoptar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos.
...