Mapeamento de Processos Organizacionais
Por: Tamy_Oliveira10 • 19/11/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 3.660 Palavras (15 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Gestão de Tecnologia da Informação
Tâmara de Oliveira Gonçalves
Mapeamento de Processos Organizacionais
Modelos de Gestão Organizacional
Tutora: Shirley Rafaela Oliveira Gomes
Salvador/Ba
2021
SUMÁRIO
1. Resumo Executivo 3
2. SALVADORCARD 3
3. SITUAÇÃO ATUAL 4
3.1 Histórico 4
4. AÇÕES EM CURSO 5
4.1 Produtos/Serviços: 9
4.2 Preço: 9
4.3 Pontos de Vendas: 10
4.4 Definições de Público: 11
4.5 Concorrência: 11
5. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E QUESTÕES 12
5.1 Análise SWOT do Produto/Serviço 12
6. OBJETIVOS 13
7. ESTRATÉGIAS 14
8. PROGRAMAS DE AÇÃO 16
9. CONTROLES 19
REFERÊNCIAS.................................................................................................19
Resumo Executivo
O Plano de Marketing do SalvadorCARD visa o crescimento da empresa de modo organizado e estruturado para que esta possa atuar em novos consumidores dentro das classes C, D e E, oferecendo produtos/serviços de maior qualidade para os seus clientes e futuros clientes.
Este plano de marketing tem como objetivo recolher insumos para ampliar o público alvo, a partir de práticas de readequação de melhoria do serviço prestado, atraindo uma maior adesão da utilização do serviço e consequentemente aproximando o visado novo público-alvo. Passando por um momento de posicionamento e mudanças foi proposto um Plano de Marketing para que seja possível conhecer seu macroambiente, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças presentes ao negócio e assim, ampliar a marca no mercado.
- O SalvadorCARD tem como:
Missão: Garantir serviço bilhetagem eletrônica de mobilidade urbana à população com qualidade e segurança.
Visão: Tornar-se referência em bom atendimento e produtos/serviços de qualidade de transporte público.
Valor: Excelência e qualidade como norteadores de todo o processo.
SALVADORCARD
SalvadorCard é o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Gerido pelo Consórcio Salvador TRANSCARD, seus produtos incluem os cartões de Meia Passagem Estudantil (MPE), Vale Transporte Eletrônico (VTE), Bilhete Avulso, Vale Transporte Especial e SalvadorCard Idoso. Os cartões são aceitos no serviço de transporte por ônibus urbanos (STCO), no transporte complementar (STEC) e nas bicicletas compartilhadas. A recarga pode ser feita em locais da rede credenciada, num dos três postos, nos terminais de autoatendimento ou pela internet, a depender do produto (tipo do cartão). A MPE conta com 350 mil usuários atualmente é destinada aos alunos matriculados em instituições públicas ou particulares do ensino fundamental, médio, superior, cursos de mestrado e doutorado. O cadastramento custa o valor equivalente a 12 tarifas vigentes, ou seja, R$ 52,80, levando em consideração o novo valor da passagem, de R$ 4,40.
SITUAÇÃO ATUAL
- Histórico
Instituído em 1983, o benefício da Meia Passagem Estudantil veio proporcionar aos estudantes de Salvador o desconto de 50% (cinquenta por cento) no pagamento da passagem de ônibus no Município. Em 1996, o SETPS – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador e a Prefeitura Municipal fizeram de Salvador a primeira capital do país a implantar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Assim nasceu a marca SalvadorCard, hoje gerida pelo Consórcio Salvador TRANSCARD de Bilhetagem Automática. Toda a frota de 2.700 ônibus urbanos (STCO) e cerca de 300 veículos do Subsistema de Transporte Complementar (STEC) é compatível com esta tecnologia, levando muito mais praticidade e segurança aos soteropolitanos, disponibilizando os seguintes produtos: Vale Transporte Eletrônico; Meia Passagem Estudantil; Bilhete Avulso; Vale Transporte Especial; Bilhete Identificado.
- Como surgiu a necessidade desse serviço:
Os ônibus começaram como meio de transporte urbano, de forma precária, em 1912, época de predominância dos bondes. As décadas de 1950 e 1960 foram um período de crise e até extinção dos bondes, de início da circulação infrutífera de trólebus e de ascensão dos ônibus como principal transporte da cidade.
- Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros por Ônibus no Município de Salvador:
O Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros por Ônibus no Município de Salvador (STCO), anteriormente denominado Serviço ou Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador, é o serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Principal meio de transporte da cidade, ele congrega veículos e a rede de transporte, que é formada pelas linhas de ônibus urbanos do transporte rodoviário intra-municipal, as quais podem ser intra-áreas, inter-áreas, radiais (ligações com o centro antigo). De responsabilidade da Prefeitura soteropolitana, ela gere o serviço por meio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB, sucessora da SEMUT) no tocante ao disciplinamento e fiscalização operacional. O STCO é o sistema principal do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Município de Salvador (STPP) e é complementado pelo Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), que não é seu concorrente, pois serve às áreas não atendidas pelo principal. Ambos os sistemas podem ser utilizados por meio do SalvadorCard. Este é o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte soteropolitano e funciona nas modalidades de Vale Transporte Eletrônico (VTE), Meia Passagem Estudantil (MPE), gratuidades, bilhete avulso.
...