Modelo em Nuvem para Empresa de Marketing Digital
Por: rngoes • 16/4/2021 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RODRIGO NAVARRO GÓES
SOLUÇÃO EM NÚVEM PARA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL
Recife - PE
2021
RODRIGO NAVARRO GÓES
SOLUÇÃO EM NUVEM PARA EMPRESA DE MARKETING DIGITAL
Trabalho final da disciplina de fundamentos de TI para cloud computing, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências para a conclusão da disciplina.
Local, 13 de abril de 2021.
Neste trabalho irei descrever a estrutura em nuvem que utilizamos em uma empresa que trabalhei em sua equipe de tecnologia, onde participei desde a definição de estruturação da área de TI como também de todas as ferramentas e plataformas que seriam usadas e toda a evolução que aconteceu dentro desta estrutura.
Como a empresa não teria um escritório e todos os funcionário iriam trabalhar em Home Office e também pelo alto custo de investimento que seria necessário para se construir um data center próprio ou se contratar uma nuvem privada, logo de início já foi descartado qualquer possibilidade de se ter uma nuvem privada ou data center e foi definido que todos os recursos que iriamos utilizar seriam utilizando plataformas prontas (SaaS) e contratações de máquinas virtuais (IaaS).
Ao realizar muitas pesquisas de custo entre as empresas que tínhamos a disposição, terminamos que contratamos os serviços a AWS, onde a princípio foi contratado apenas um servidor EC2 onde iriamos disponibilizar o site da empresa que seria desenvolvido em Wordpress e um Servidor RDS para o banco de dados. Vale a pena o esclarecimento de que a opção da contratação de um servidor (IaaS) para criação do site e não já de uma plataforma (PaaS) era unicamente pensando que no futuro iriamos ter a necessidade de incluir outros serviços no servidor.
Então além da contratação do servidor junto a AWS, também contratamos algumas plataformas (SaaS) como o InfusionSoft (para envio de email marketing), Dropbox, Zendesk (para atendimento de suporte) e Hotmart (para a parte de venda de produtos e entrega dos produtos).
Com toda a estrutura básica pronta e a empresa já em funcionamento e já com receita para investimento, decidimos então começar o desenvolvimento de plataformas próprias da empresa, e com isso contratamos um segundo servidor EC2 que utilizaríamos como servidor de desenvolvimento onde tínhamos os sistemas em desenvolvimento e também o banco de dados.
Quando os sistemas começaram a ficar prontos, tivemos a necessidade de montar um ambiente similar ao de produção para realizar os testes, e com isso contratamos o terceiro servidor EC2 e o segundo servidor RDS e montamos com a mesma estrutura do servidor de produção para realizar os testes dos sistemas e como se tornou necessário também passamos a utilizar o serviço do Amazon S3 para armazenar comprovantes de pagamentos que eram carregado através dos sistemas.
Atualmente separamos os servidores de wordpress, onde temos o site da empresa e o portal do aluno, e o servidor de aplicações, com isto temos 2 servidores EC2 e dois servidores RDS em produção e as estruturas de homologação e desenvolvimento continuam exatamente da mesma forma que foi descrito anteriormente. Já em relação aos plataformas (SaaS), hoje deixamos de utilizar algumas e passamos a utilizar outras, o Hotmart deixamos de utilizar e o substituímos por nossos sistemas internos, trocamos o infusionsoft pelo ActiveCampaign, passamos a utilizar muito o zoom e youtube para aulas ao vivo, e Skype para comunicação interna da equipe.
...