Modelos Conceitual e Lógico de Banco de Dados da Copa do Mundo
Por: Higor Barboza • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 2.345 Visualizações
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1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar de maneira prática algumas das principais etapas na construção de um banco de dados. Através de um modelo conceitual já pronto, criamos o seu mini-mundo e passamos para o modelo lógico.
O modelo conceitual utilizado neste trabalho pode ser encontrado no seguinte endereço: http://slideplayer.com.br/slide/1266509/. É importante ressaltar que algumas adaptações foram realizadas e poderão ser observadas com maiores detalhes na seção 3 (três) deste trabalho.
- – MINI-MUNDO
- Uma Copa do Mundo organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) possui vários grupos.
- Os grupos da competição possuem um Código de Identificação, uma quantidade de jogos, a quantidade de fases e classificação. Um grupo pode ter várias seleções e cada seleção pode estar somente em um único grupo.
- As seleções que participam da competição possuem um código, nome, técnico, número de títulos, número de vitorias, derrotas e empates.
- Os jogadores convocados para a competição possuem um número de inscrição que deve ser armazenado juntamente com as seguintes informações: nome, idade, número da camisa, posição em que joga, número de cartões, número de gols e prêmios. Um jogador só pode atuar por uma única seleção e cada seleção pode ter vários jogadores.
- Os estádios onde serão realizados as partidas possuem um código, nome, cidade e a capacidade. Cada estádio pode receber vários jogos e cada jogo pode acontecer somente em um único estádio.
- Cada jogo da competição possui um código, data, horário e tempo de duração. Além disso, também deve ser armazenada as informações do placar, vencedor da partida, titulares e reservas. Para um jogo ser validado ele necessita que ao menos uma seleção entre dentro de campo.
- A arbitragem é identificada por um Código, Nome do Árbitro, Nome do Bandeirinha e Nome do Auxiliar. O trio de arbitragem pode comandar vários jogos e cada jogo pode ser comandado por um único árbitro.
3 – MODELO CONCEITUAL
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4 – MODELO LÓGICO
[pic 2]
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