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O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  28.695 Palavras (115 Páginas)  •  930 Visualizações

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UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso de Ciência da Computação

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS - APS

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

São José dos Campos, 11 de Maio de 2015.

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

Curso de Ciência da Computação

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS - APS

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Atividades Práticas Supervisionadas do 4º e 5º Semestres do Curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista – UNIP.

São José dos Campos, 11 de Maio 2015.


OBJETIVO

        Nesse trabalho apresentaremos os conceitos da comunicação pela rede e ou internet, protocolos, portas, sockets e um aplicativo de comunicação pela internet, um chat.

        O objetivo é desenvolver uma comunicação em ipv4 entre dispositivos utilizando da teoria de sockets de Berkeley, na linguagem de programação Java, pois já possui uma biblioteca própria.

        No desenvolvimento desse aplicativo visto que a comunicação é de extrema importância, procuramos fazer uma interface amistosa e pratica em nosso chat, onde qualquer usuário possa aproveita-la. Verificamos quais eram as necessidades essências a uma comunicação confiável e dinâmica.

        A comunicação sendo um dos meios mais importantes nos dias de hoje, estando presente em diversas formas em nosso meio, através de aplicações, e dispositivos conectados á uma rede traz a motivação necessária para a criação deste trabalho, outro desafio desse trabalho e que também nos motivou foi, dividir as atenções entre as nossas tarefas diárias e esse projeto, o que acarreta em uma súbita quebra de rotina diária em nossos trabalhos e na sala de aula.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Imagem da Aplicação Servidor        19

Figura 2 – Imagem da Aplicação Cliente        20

Figura 3 – Estabelecendo Interação Cliente-Servidor        21

Figura 4 – Controle de Socket Múltiplos Clientes        22

Figura 5 – Fluxos de Dados no Socket        23

Figura 6 – Modelo de controle de I/O com Threads        23

Figura 7 – Modelo de ordem de comunicação        24


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Posição dos Soquetes no modelo OSI__________________________13


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

API

AWT

EOF

Interface de Programação de Aplicativos

Abstract Window Toolkit

End- of - File  (Fim do Arquivo)

I/O                Input - Output (Entrada e Saída)

TCP                Protocolo de controle de transmissão

IP                Protocolo de Internet (Internet Protocol)

IANA                Internet Assigned Numbers Authority

UDP                User Datagram Protocol

FTP                File Transfer Protocol

TELNET        Telecommunication Network

SMTP                Simple Mail Transfer Protocol

DNS                Domain Name System        

HTTP                Hypertext Transfer Protocol

POP3                Post Office Protocol 3

ARPA                Address and Routing Parameter Area

OSI                Open Systems Interconnection

ARP                Address Resolution Protocol

WWW                World Wide Web

IPC                Inter-Process Communication


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        9

2. FUNDAMENTOS DA CONEXÃO DE DADOS EM REDE        10

2.1 PROTOCOLO        10

2.2 PORTAS        11

2.3 SOCKET        12

3. PLANO DE DESENVOLVIMENTO        14

3.1 CRIANDO O SERVIDOR        14

3.1.1 Criando o Socket Servidor        14

3.1.2 Aguardando a Conexão        14

3.1.3 Entrada e Saída dos Fluxo no Socket        15

3.1.4 Processamento de Dados        15

3.1.5 Fechamento da Conexão        16

3.2 CRIANDO O CLIENTE        16

3.2.1 Socket de comunicação com o Servidor        16

3.2.2 Entrada e Saída dos Fluxo no Socket        16

3.2.3 Processamento de Dados        17

3.2.4 Fechamento de Conexão        17

3.3 INTERAÇÃO        17

3.4 MULTITHREADING        17

4. MENSAGENS DO CHAT        18

5. INTERFACE GRÁFICA        18

6. PROJETO        21

6.1 Interação Cliente-Servidor        21

6.2 Controle do Socket no Servidor        22

6.3 Entrada e Saída de Dados        23

6.4 Controle de Threads no Servidor        23

6.5 Mensagens        24

7. CONCLUSÃO        25

9. APÊNDICE        27

9.1 Classe Chat        27

9.2 Classe Client        34

9.3 Classe Cliente        35

9.4  Classe Mensagem        36

9.5 Classe Server        37

9.6 Classe Servidor        43


1. INTRODUÇÃO

        A comunicação por meio de recursos tornou-se fundamental no nosso dia a dia, mesmo em tempos antigos onde não havia muita tecnologia o homem buscava maneiras de se comunicar a distância, com o tempo ele foi aprimorando estes meios para que pudesse obter um melhor aproveitamento em um menor tempo de resposta, hoje por meio de uma rede de computadores podemos utilizar recursos que permitem a rápida troca de informações através de uma aplicação. Esta é a finalidade de um Chat.

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