O Empreendedorismo em Informática
Por: Eduardo Belmiro • 29/4/2017 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
- Qual a origem do Empreendedorismo, quem é o Empreendedor e o que o distingue de um Administrador?
A primeira vez que se ouviu falar no termo “empreendedorismo” foi no século XII. Um grande exemplo que se tem, referente aos primeiros indícios do empreendedorismo, é relacionado à Marco Polo (1254), grande mercador, embaixador e explorador veneziano. De acordo com registros históricos, o termo empreendedorismo, surgiu quando Marco Polo, tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente a fim de vender mercadorias de um homem (capitalista). E com isso, Marco Polo, ficou conhecido como “o aventureiro empreendedor”.
O empreendedor é uma pessoa que acredita poder colocar a sorte a seu favor, e não vê o dinheiro como um fim, propriamente dito. Mas utiliza-o para a realização de seus objetivos. O empreendedor costuma ser pessoas com espírito de liderança, que gostam de assumir responsabilidades e que são gênios criativos. Como abordado pelo professor e psicanalista francês Manfred Kets de Vries, o empreendedor tem necessidade de controle e temem ser controlados por outros.
Basicamente, a diferença entre o empreendedor e o administrador, é que o empreendedor tem o papel de assumir os ricos e ele funda o seu próprio negócio. Já o administrador é o responsável por administrar um empreendimento. O que move o administrador é o dinheiro, e o que motiva o empreendedor é a paixão pelo negócio.
- Quais os “sintomas” de quem tem a “Síndrome do Empregado”?
A Síndrome do Empregado mostra que existem profissionais que, não possuem qualquer perspectiva de evolução em sua carreira, porque eles são pessoas que não se preocupam em criar novos produtos, precisam sempre de alguém que lhes deem ordens, não buscam conhecimentos extras, entre outros. A Síndrome do Empregado é resultado do sistema que se preocupa em apenas formar empregados focados no que fazem, sem levar em consideração o espírito empreendedor.
- Leia os diversos conceitos de Empreendedorismo ao longo da história e crie o seu conceito, destacando as características que mais lhe importam.
Para mim, o empreendedorismo é a capacidade de colocar um sonho, uma ideia em prática, com o intuito de abrir um próprio negócio, assumindo todas as responsabilidades e alcançar o seu objetivo. Investir todo o tempo e dinheiro, necessários para a realização deste sonho. Porque empreender é poder pegar suas ideias e sem medo de fracassar, empenhar-se para alcançar um ideal, e atingir à realização pessoal.
- Dê sua opinião a respeito do Empreendedorismo por Necessidade.
Diante de diversas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, sendo uma delas a crise financeira que vêm abalando o mercado nacional e internacional. Na minha opinião, as pessoas têm buscado um refúgio, ou melhor dizendo um plano de fuga para as suas necessidades. A partir destes ocorridos, vem crescendo o número de Microempreendedores no Brasil. Muitas pessoas buscam a sua autonomia, e outras optam pelo empreendedorismo pois já não tem mais escolhas a fazer. Muitos ex-funcionários, demitidos por causa da crise financeira, abraçam a ideia de empreender, como maneira de sustentar as suas vidas e até mesmo atingir ideias e planos que elas indiretamente já poderiam ter.
...