O Uso da Tecnologia da Informação na Logística
Por: IvanProprio • 3/5/2022 • Projeto de pesquisa • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
O uso da Tecnologia da Informação na Logística
Genilda de Oliveira Próprio Fatec Bragança Paulista - SP ge74oliveira@hotmail.com
Ivan Donizete de Próprio Fatec Bragança Paulista - SP ivan.proprio01@fatec.sp.gov.br
RESUMO
O presente trabalho busca expor a evolução da Tecnologia da Informação (T.I.) na logística, no transporte e nas indústrias/organizações, afim de facilitar a obtenção de informações para uma maior assertividade na hora das tomadas de decisões e de outras atividades dentro da cadeia de suprimentos. Tratar de problemas encontrados nas empresas no setor logístico, e de como o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis e acessíveis para o mercado logístico podem colaborar com as organizações na gestão de estoque, armazenamento, transporte e nas gestões de operações. Também terá o objetivo de acompanhar a evolução e as inovações tecnológicas afim de expor quais são as ferramentas mais utilizadas e suas vantagens competitivas. A metodologia foi realizada através de pesquisas em livros, artigos científico e informações em sites relacionados a logística empresarial, sistema de informação, tecnologia da informação para logística e transporte. Daí se conclui que através do uso dessas ferramentas tecnológicas as empresas tornam-se mais competitivas, por meio da desburocratização e customização de todo o processo, reduzindo assim a interveniência humana, eliminando possíveis erros, dando maior exatidão e maior velocidade ao fluxo de informações. E assim, a apresentação das ferramentas de T.I. adequadas para a logística que fazem com que as empresas tenham um diferencial estratégico, tático e operacional na execução das atividades da cadeia logística, atendendo seus clientes de forma eficiente e reduzindo custos operacionais nas organizações.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia da Informação. Logística. Inovações Tecnológicas.
A B S T R A C T
The present work seeks to expose the evolution of Information Technology (IT), in logistics, transportation and industries / organizations, in order to facilitate the obtaining of information for greater assertiveness when making decisions and other activities within the chain of supplies. Address problems encountered in companies in the logistics sector, and how the use of technological tools available and accessible to the logistics market can collaborate with organizations in stock management, storage, transportation and operations management. That will also have the objective of following the evolution and technological innovations in order to expose which are the most used tools and their competitive advantages. The methodology was carried out through searches in books, scientific articles and information on websites related to business logistics, information systems, information technology for logistics and transportation. Hence it is concluded that through the use of these technological tools, companies become more competitive, with the reduction of bureaucracy and customization of the entire process, thus reducing human intervention, eliminating possible errors, giving greater accuracy and greater speed in the flow of information. And so also the presentation of the IT tools suitable for logistics that make companies have a strategic, tactical and operational differential in carrying out the activities of the logistics chain, thus serving their customers efficiently in addition to reducing costs operational in organizations.
KEYWORDS: Information Technology. Logistics. Technological innovations.
INTRODUÇÃO
O assunto Tecnologia da Informação (T.I.), abordado neste trabalho é a peça fundamental nas organizações no que diz respeito ao setor de transporte e de logística.
E, rapidamente está se tornando um instrumento fundamental, pois ela está inserida neste mercado como uma das primordiais ferramentas para empresas deste segmento, onde elaboram soluções para assessorarem/facilitarem a logística a dominar, com grandes vantagens e com maior competitividade neste mercado, tendo a seu favor a redução dos custos, a agilidade, a pontualidade e maior segurança.
A pesquisa deste trabalho foi realizada com o objetivo de dar ênfase sobre o avanço tecnológico no setor logístico que se dá desde a primeira revolução industrial na Europa hoje a chamada de Indústria 1.0, que chegou para automatizar os processos industriais, passando para a Indústria 2.0 ou a segunda revolução industrial, que chegou para dar mais ênfase e maior aprimoramento tecnológicos em relação a Indústria 1.0, podemos dizer que a partir de então dá se início a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contudo ressaltamos que a era tecnológica ou a indústria 3.0, deu-se início logo após o término da segunda guerra mundial, com o desenvolvimento da robótica e da informática, responsável pelo grande avanço significativo industrial, mas o bug de todo este desenvolvimento começara no ano de 1970, com grandes produções de computadores, chips, hardwares, softwares e, telecomunicações, para acompanhar toda esta disseminação informatizada das indústrias mundiais.
E com todo esse avanço dá-se também o estreitamento do elo entre a Indústria 4.0 e a Logística 4.0, onde alguns segmentos desta área de logística irá receber ajustes e diversas inovações e, assim essa tecnologia vem para transformar e dar Up na gestão de estoque e armazenamento, no transporte, na gestão de operações e na logística em geral e, consequentemente também irá envolver outros setores.
Mas, sem dúvida o grande elemento marcante contemporâneo da TIC a serviço da gestão da cadeia de abastecimento o (Supply Chain Menagement) é a internet, uma grande rede interligada pelo mundo todo.
Os dados e informações para dar suporte e complemento a este trabalho foram coletados de livros específico sobre o assunto de logística e transporte e de diversos artigos com temas relacionados.
EMBASAMENTO TEÓRICO
O autor Mira (2020, p.68), diz que, a Tecnologia da Informação (T.I.) é hoje recurso essencial à logística no exercício da coordenação de atividades que gere disponibilidade de produtos. O uso de ferramentas tecnológicas aplicadas aos sistemas operacionais de logística ajudam na precisão em tomadas de decisões dentro das empresas, ou seja, realizam um trabalho muito mais exato e dão mais visibilidade à toda operação.
...