Os Paradigmas da Programação
Por: kayanN • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO
PARADIGMA FUNCIONAL
O que é um paradigma
Paradigma de programação é um meio de se classificar as linguagens de programação. As linguagens de programação baseado em suas funcionalidades. As linguagens podem se classificadas em vários paradigmas.
Uma parte da histórica do paradigma funcional
O paradigma funcional e baseado em um modelo computacional bastante antigo, chamado cáuculo-lambda que foi criado em 1930 por Alonzo Church,e que serviu como base para a criação do LISP. O foco desse paradigma está na avaliação de funções.
Como “funciona” o paradigma “funcional”?
O paradigma funcional e baseado em aplicações matemáticas, o usuário e quem determinará o resultado a ser obtido. A programação funcional facilita a resolução de programas como: machine learning e inteligência artificial tornando a resolução de diversos problemas bem mais simples que uma linguagem imperativa.
Exemplos de linguagens funcionais
APL
Lisp
ML
Haskell
OCaml
Elixir
Exemplo de um código simples na linguagem funcional em Python:
def fibonacci (n):
if n==1 or n==2
return 1
return fibonacci(n-1)+fibonacci(n-2)
priont fibonacci (5)
Vantagens e desvantagens do programa funcional
O código de uma linguagem funcional tende a ser muito mais conciso, o que facilita manutenções e alterações futuras, além de ser muito mais fácil isolar uma função para debugs e análises.
Resultado da primeira discussão
Foi uma discussão boa, feita entre meus quatro colegas, sobre o tema paradigma funcional a onde compartilhamos conhecimentos diversos que complementaram num todo para a equipe.
Resultado da segunda discussão
Nessa segunda discussão dialoguei com mais quatro colegas com paradigmas diferentes, como Imperativo, declarativo e Orientado a Objetos e o que eu pude extrair dos paradigmas?
- Imperativo: E uma linguagem clássica e focada na mudança de estados e variáveis.
- Declarativo: O declarativo é baseado no lógico é funcional. A linguagem declarativa descreve o que fazem e não exatamente como suas instruções funcionam.
- Orientado a Objetos: Nesse paradigma invés de construirmos os nossos sistemas com um conjunto estrito de procedimentos como linguagens imperativas utilizasse uma lógica mais próxima do mundo real, lidando com objetos e estruturas que conhecemos.
Referencias: https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_funcional
https://www.treinaweb.com.br/blog/linguagens-e-paradigmas-de-programacao/
https://medium.com/@phinfonet/programa%C3%A7%C3%A3o-funcional-o-que-diabos-%C3%A9-isso-da9f230b9be2
...