Os sistemas de ideias
Por: brunaborsalli • 4/9/2015 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 313 Visualizações
Bacharelado em Ciência da Computação – Integral
Teoria Geral de Sistemas – Claudiomir Selner
Aluno: André Luiz Ripke
Os sistemas de ideias
Um sistema de ideias é formado por uma gama muito grande de conceitos, unidos como se fossem blocos de uma construção, onde cada bloco é posicionado de forma lógica, utilizando axiomas, postulados e princípios de organizações pré-estabelecidos para criar sua sequência.
Podemos separar os sistemas de ideias em duas formas. A primeira é de um modo atômico, onde John Dalton, criador da teoria atômica, já disse que átomos de elementos diferentes possuem características diferentes, mas todos estão rodeados de elétrons, do mesmo jeito que uma pessoa possui uma ideia, e esta rodeada de outras delas, que podem ou não ajuda-lo. A segunda forma é a forma celular, possui um núcleo (ideia), um citoplasma, parte que realiza trocas com o exterior (aceitação de novas ideias) e uma membrana que filtra estas e nos deixa pensar se isto tem ou não impacto com a nossa.
Todos possuímos um sistema imunológico de ideias onde fica abrindo e fechando de acordo com nossa capacidade de aceitar ou não tal argumento. Essa defesa pode ser comparada com outra defesa, onde um sistema de ideias não pode criticar os seus próprios axiomas e seus princípios. Assim um sistema de ideias descarta tudo o que pode interferir ou critica-lo. Basicamente um sistema de ideias é auto conservador a tudo que pode interferir com seu equilíbrio de ideias.
A doutrina por outro lado, não aceita qualquer contestação ou verificação que não faça parte de seus ideais. Mas ao contrario de um sistema de ideias, a doutrina não é totalmente fechada ao mundo externo, pois procura confirmações para ela mesma, e destas confirmações ela seleciona e filtra meticulosamente qualquer elemento que possam ser assimilados com seu conteúdo.
...