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PESQUISA E ORDENAÇÃO

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

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[NOME DA INSTITUIÇÃO OCULTADO]

[NOME DOS ALUNOS OCULTADOS]

PESQUISA OPERACIONAL

TRABALHO SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA E ORDENAÇÃO EM JAVA

VITÓRIA

2010


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................... 4
  2. ANÁLISE........................................................................................ 6
  3. CONCLUSÃO................................................................................10
  4. BIBLIOGRAFIA..............................................................................12

RESUMO

        Este trabalho tem como objetivo demonstrar os métodos e algoritmos de pesquisa e ordenação estudados, tais como: QuickSort, HeapSort, Pesquisa Binária, Árvore Binária entre outros.


  1. INTRODUÇÃO

Existem vários algoritmos para pesquisa e ordenação. Abaixo segue uma sucinta descrição de alguns que serão abordados neste trabalho:

  • QuickSort: método de ordenação por comparação não-estável. Muito rápido e eficiente.
  • HeapSort: O princípio de funcionamento deste método baseia-se na idéia de uma heap. Uma heap é uma árvore binária com as seguintes características:
  • A maior chave está sempre na raiz da árvore.
  • O sucessor à esquerda do elemento de índice i é o elemento de índice 2i e o sucessor à direita é o elemento de índice 2i + 1, sendo que a chave de cada nó é maior ou igual às chaves de seus filhos.
  • Pesquisa Binária: A pesquisa em uma tabela pode ser muito mais eficiente se os registros estiverem ordenados. A estratégia da Pesquisa Binária é a seguinte:
  • Compara-se a chave de pesquisa com a chave do registro que está no meio do vetor:
  • Se a chave de busca for menor que a chave deste registro, então o registro procurado deve estar na primeira metade da tabela;
  • Se maior, então deve estar na segunda metade;
  • Se igual, a pesquisa foi realizada com sucesso.
  • O processo deve ser repetido até se encontrar o registro (pesquisa com sucesso) ou ficar apenas um registro com chave diferente da chave de pesquisa (pesquisa sem sucesso).
  • Árvore Binária: São estruturas de dados muito eficientes para armazenar informações. São utilizadas quando há necessidade dos seguintes requisitos:
  • Acessos direto e seqüencial eficientes;
  • Facilidade de inserção e remoção de elementos;
  • Alta taxa de utilização de memória;
  • Utilização de memória primária e secundária.
    Ao analisar esses requisitos de forma separada, podemos achar estruturas de dados melhores, mas ao juntarmos todos ou alguns dos requisitos, as árvores de busca são a melhor solução.
  • Árvore AVL: a árvore de busca binária auto-balanceada. Em tal árvore, as alturas das duas sub-árvores a partir de cada nó difere no máximo em uma unidade. As operações de busca, inserção e eliminação de elementos possuem complexidade O(log n) (no qual n  é o número de elementos da árvore). Inserções e eliminações podem também requerer o rebalanceamento da árvore, exigindo uma ou mais rotações.
  • Hashing: Os métodos de pesquisa apresentados são baseados na comparação entre a chave de pesquisa e as chaves armazenadas na tabela. O método de transformação de chave (hashing) é completamente diferente, pois os registros são armazenados em uma tabela e podem ser endereçados diretamente através de uma transformação aritmética sobre a chave de pesquisa.


  1. ANÁLISE

Abaixo a análise feita sobre o tempo de cada algoritmo e método de pesquisa nas diversas ocasiões (tempo medido em milissegundos):

  • 500 registros

QuickSort

Vetor

Ordenação

Pesquisa

Gravação

Aleatório

13

8

4

5

Ordenado

2

2

1

7

Inverso

2

3

0

10


QuickSort com Inserção Direta

Vetor

Ordenação

Pesquisa

Gravação

Aleatório

13

4

4

5

Ordenado

2

2

1

7

Inverso

2

2

0

10


HeapSort

Vetor

Ordenação

Pesquisa

Gravação

Aleatório

13

9

4

5

Ordenado

2

7

1

7

Inverso

2

6

0

10


Árvore Binária de Busca Balanceada (ABB Balanceada)

Árvore

Balanceamento

Pesquisa

Gravação

Aleatório

2

0

1

5

Ordenado

2

1

0

8

Inverso

3

0

1

12


Árvores AVL

Árvore + Balanceamento

Pesquisa

Gravação

Aleatório

2

1

7

Ordenado

0

1

9

Inverso

0

1

15


Hashing com Vetor Encadeado

Árvore

Pesquisa

Gravação

Aleatório

2

0

???

Ordenado

1

0

???

Inverso

1

0

???

...

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