PORTIFOLIO UNOPAR 3 SEMESTRE
Por: João Telles • 19/10/2017 • Seminário • 4.223 Palavras (17 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DIAGRAMA DE CASO DE USO 4
2.2 DIAGRAMA DE CLASSE 5
2.3 ESTRUTURA DE DADOS 6
2.4 ETAPAS DE INSERÇÃO EM C# 6
2.5 MODELOS CONCEITUAL E LÓGICO 9
2.5.1 Modelo Conceitual 9
2.5.2 Modelo Lógico 10
2.6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem o objetivo de explorar a interatividade entre as disciplinas ministradas no 3º semestre do curso, apresentando como obra principal a criação de um sistema para automatização de entregas de pizzas, a pedido da empresa An Poparome, contratante dos serviços da Software House SoftPlus. A contratada tem por desafio resolver a problemática apresentada pela pizzaria apresentando um sistema íntegro e confiável.
Longe de exaurir por completo os temas das matérias apresentadas, tem-se como meta permear os preceitos fundamentais de cada disciplina, demonstrando com clareza seus objetivos e métodos mais utilizados para o desenvolvimento do sistema-conceito proposto. O resultado final será demonstrar como um sistema funcional pode operar nesse ramo de pizzarias, sendo uma ferramenta eficiente no dia a dia das empresas.
DESENVOLVIMENTO
DIAGRAMA DE CASO DE USO
O diagrama de caso de uso tem como objetivo descrever todas as funcionalidades do sistema, seu foco não é no detalhamento, mas sim na utilização por parte dos interlocutores da aplicação, por isso é uma ótima maneira para se realizar o levantamento dos requisitos. Sua construção facilita a comunicação entre as partes. O diagrama abaixo representa as funcionalidades e interações do sistema proposto:
[pic 14]
Imagem 1 – Diagrama de casos de uso
DIAGRAMA DE CLASSE
O diagrama de classes é parte da construção de um sistema orientado a objetos. Sua função é descrever e representar os relacionamentos entre as classes que compõem uma aplicação. Diferente do diagrama de caso de uso, ele aborda uma visão detalhada e aprofundada do projeto, dando total percepção da dimensão e complexidade da construção proposta. As classes tem sua composição em três partes: nome – que leva em conta a função daquele objeto no contexto em que foi inserido, atributos – que traduzem as características e informações pertinentes ao objeto e os métodos, que são ações ou operações realizadas na classe ou pela classe em questão.
Abaixo está representado o diagrama de classes do sistema proposto:
[pic 15]
Imagem 2 – Diagrama de classes
ESTRUTURA DE DADOS
Estrutura de dados refere-se à forma como uma estrutura de dados é organizada, sua manipulação, ou seja, a forma com que os dados entram, são processados e saem. Há uma ordem ou um sistema de preferência onde os dados percorrem até chegar no seu estado final.
No caso específico do nosso sistema, a estrutura dos dados está organizada em fila, que utiliza o conceito “First In, First Out”, ou seja, o primeiro dado que entra é o primeiro que sai da ordem de processamento. Com base nas orientações da pizzaria An Poparome, os pedidos serão atendidos com base nas ligações recebidas e o atendimento ao pedido deverá respeitar a ordem das ligações, sendo assim o modelo FIFO é o correto a ser adotado.
ETAPAS DE INSERÇÃO EM C#
Abaixo o código em aplicação console C#, com um sistema funcional de inserção de pedidos, obedecendo a estrutura de dados mencionada acima.
using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
namespace ConsoleApplication1
{
class Pizzaria
{
public static void splashScreen()
{
Console.BackgroundColor = ConsoleColor.DarkRed;
Console.ForegroundColor = ConsoleColor.Yellow;
Console.WriteLine("//////////////////////////////////////////////////////////////");
...