PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ESTUDOS
Por: Peter Hendrickson • 7/12/2018 • Trabalho acadêmico • 3.407 Palavras (14 Páginas) • 146 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO[pic 1]
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO MODULO VI
PEDRO HENRIQUE SOUZA SANTOS
BACABAL MA,[pic 2]
2018.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO[pic 3]
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO MODULO VI
PEDRO HENRIQUE SOUZA SANTOS
[pic 4]
[pic 5]
BACABAL MA,
2018.
SUMÁRIO
1 OBJETIVOS 5
2 RESUMO 5
3 Processos de Software são atividades envolvidas na produção e evolução de um sistema de software; 5
3.1 São representados em um Modelo de Processo de Software 5
4 Atividades gerais envolvem: 5
4.1 Especificação, design, implementação, validação e evolução; 5
4.2 Processos genéricos descrevem uma dada organização das atividades de desenvolvimento de software; 5
4.3 Modelos Iterativos de processo descrevem o processo de software como um ciclo de atividades; 5
4.4 Engenharia de Requisitos é um processo de desenvolvimento de especificação de software; 5
4.5 Processos de design e implementação transformam a especificação em um programa executável; 5
4.6 Validação envolve checar se o sistema está em conformidade com sua especificação e necessidades do usuário; 5
4.7 Evolução refere-se a modificações no sistema depois que está em uso; 5
4.8 Tecnologias CASE apoiam processos e atividades de desenvolvimento de software. 5
5 PALAVRAS-CHAVE 5
6 INTRODUÇÃO 6
6.1 MODELOS DE PROCESSOS DE SOFTWARE 6
6.2 Prototipagem; 6
6.3 Modelo Espiral; 6
6.4 Modelo RUP; 6
6.5 O Modelo Waterfall (Cascata); 6
6.6 Modelo Incremental; 6
6.7 Modelo Evolucionário. 6
7 MODELO DE PROTOTIPAGEM 6
8 MODELO ESPIRAL 9
9 MODELO RUP 11
10 O MODELO WATERFALL (CASCATA) 15
11 MODELO INCREMENTAL 16
12 MODELO EVOLUCIONÁRIO 17
I. Prototipação Descartável 17
PROBLEMAS 17
13 CONCLUSÃO 17
14 REFERÊNCIAS 18
OBJETIVOS
- Apresentar os conceitos básicos de processos de software;
- Descrever os principais modelos de processos de software, elucidando suas vantagens e desvantagens;
- Refletir sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo para os mais variados tipos de software e contexto nos quais eles se aplicam.
RESUMO
Processos de Software são atividades envolvidas na produção e evolução de um sistema de software;
São representados em um Modelo de Processo de Software
Atividades gerais envolvem:
Especificação, design, implementação, validação e evolução;
Processos genéricos descrevem uma dada organização das atividades de desenvolvimento de software;
Modelos Iterativos de processo descrevem o processo de software como um ciclo de atividades;
Engenharia de Requisitos é um processo de desenvolvimento de especificação de software;
Processos de design e implementação transformam a especificação em um programa executável;
Validação envolve checar se o sistema está em conformidade com sua especificação e necessidades do usuário;
Evolução refere-se a modificações no sistema depois que está em uso;
Tecnologias CASE apoiam processos e atividades de desenvolvimento de software.
PALAVRAS-CHAVE
- MODELOS DE CICLO DE VIDA DE SOFTWARE;
- REQUISITOS;
- FUNCIONAMENTO.
INTRODUÇÃO
Um padrão de processo descreve um problema de processo encontrado durante o trabalho de engenharia de software, identificando o ambiente onde foi encontrado e sugerindo uma ou mais soluções comprovadas para o problema. Em termos mais genéricos, um padrão de processo fornece um modelo, um método consistente para descrever soluções de problemas no contexto do processo de software.
Não há um processo ideal e até dentro da mesma empresa pode haver muitos processos diferentes utilizados para o desenvolvimento de software.
MODELOS DE PROCESSOS DE SOFTWARE
São utilizados para explicar diferentes abordagens do desenvolvimento de software;
Definem a sequência em que as atividades do processo serão realizadas.
Exemplos de modelos de processo de software:
Prototipagem;
Modelo Espiral;
Modelo RUP;
O Modelo Waterfall (Cascata);
Modelo Incremental;
Modelo Evolucionário.
MODELO DE PROTOTIPAGEM
Prototipagem é a construção de um exemplar do que foi entendido dos requisitos capturados do cliente. Pode ser considerado um ciclo de vida ou pode ser usado como ferramenta em outros ciclos de vida.
Um protótipo em engenharia de software pode ser o desenho de uma tela, um software contendo algumas funcionalidades do sistema. São considerados operacionais (quando já podem ser utilizados pelo cliente no ambiente real, ou seja, em produção), ou não operacionais (não estão aptos para serem utilizados em produção). Os protótipos podem ser descartados, ou reaproveitados para evoluírem até a versão final.
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