Primeiro Simpósio Sobre Multiculturalismo no Brasil
Por: Celou • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
Primeiro simpósio sobre multiculturalismo no Brasil
Palestra do professor Rafael
Nesta presente pauta exponho minha opinião e meu ponto de vista sobre o que foi falado e o que mais me chamou atenção dentro dessa palestra, que deixou mais clara a ideia de multiculturalismo no Brasil.
O palestrante é uma pessoa muito segura sobre tudo que fala, dando esclarecimento de duvidas e oportunidade a todos o direito de argumentar sobre seu ponto de vista e opiniões de inicio venho afirmando neste artigo sobre a explicação na palestra em relação aos slides, foi coerente a explicação onde ouve esclarecimento de todo o assunto em pauta.
A principio com a descoberta, ou melhor dizendo, a conquista do Brasil, a vinda das primeiras escolas para o pais recém descoberto fundadas pelos padres jesuítas com a missão de catequizar os nativos e ensiná-los a ler e a escrever não respeitando sua cultura. Então com a criação das missões que eram espécie de escolas e igrejas nas comunidades indígenas os jesuítas obrigavam os nativos a seguir suas instruções sem nenhuma resistência.
Foram esclarecimentos importantes se compreender melhor esclarecimento sobre os vários episódios decorrentes do multiculturalismo no Brasil.
Como desde o início da descoberta ou conquista pelos portugueses,e a chegada dos jesuítas, a escravidão, a vinda da família Bragança para o Brasil e a chegada dos Italianos,iniciou-se a miscigenação das raças, dando origem a uma vasta quantidade de culturas e tendências.
É válido dizer que do esclarecimento sobre as raças, estas são variadas pois é o resultado das varias misturas e origens que aqui se encontram, dando inicio a uma grande população de mestiços, deixando claro que este é um país de grande diversidade cultural.
Sobre as dificuldades de jesuítas em catequizar os indígenas dava-se pelo fato de que estes não falavam a mesma língua a assim dificultava ainda mais seus objetivos.
No que diz respeito a educação naquele tempo, eram escolas tradicionais onde o poder era único e absoluto do professor. Ao contrario de hoje apos a tantas conquistas das lei de educação brasileiras.
Outro assunto importante foi relembrar os vários conflitos internos e tantos deles isolados a cerca da liberdade política e da educação havendo ainda algumas religiosos. Apesar de que até hoje muita coisa deve ser feita para melhorar as condições sociais e econômicas, que apesar de ser um país democrático o Brasil precisa ainda passar por grandes transformações até superar essa opressão presente nos dias de hoje.
Foi um evento muito rico e esclarecedor para o nosso aprendizado pois vem somar a nossa compreensão um pouco mais de saber. Sobre o multiculturalismo no Brasil hoje é falta até de sabedora ficar se discutindo esse assunto, ao contrário, tem que haver mas informação e conscientização por parte da sociedade em geral.
No que diz respeito a cultura negra, indígena, religião diferença de escolha sexual bem que devera, ter ficado melhor esclarecido.Achei meio vago para a compreensão e esclarecimento talvez por falta de exploração e interesse do publico expectador, já que na oportunidade encontrava-se presente alem de um professor um palestrante muito competente, e conhecedor na área.
...