Programação Estruturada
Por: mayaramumu • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Programação Estruturada II
Brasília / DF
2018
Introdução
Neste trabalho iremos abordar a Programação Estruturada e suas vantagens e desvantagens. Para melhor compreensão de programação. Pois, existe diversas formas e métodos de programar. Buscando uma forma de fácil compreensão e simplificação de códigos vamos estudar melhor a programação estruturada. Para entender suas caraterísticas, vantagens e desvantagens.
Programação Estruturada
A programação estruturada é uma forma de programação com técnicas para criar programas claros e de fácil manutenção, com ênfase no uso de sub-rotinas, laços de repetição, condicionais e estruturas em bloco. O princípio dessa programação é que o programa pode ser em etapas. Divido em exatamente três estruturas onde essas estruturas se interligam: seleção, sequência e repetição.
É uma sequência de comandos seguida por uma sequência de declarações ou identificados (nome do procedimento), uma lista de parâmetros opcional e pode realizar qualquer tipo de processamento que o programador ou analista deseje. As variáveis, os tipos e as constantes declaradas dentro de um procedimento só são acessáveis dentro dos comandos do procedimento. São chamadas variáveis locais. Em um algoritmo, os variáveis tipos e constantes declaradas logo após o identificador do algoritmo, são acessíveis e visíveis dentro de qualquer procedimento que esteja sendo usado pelo o algoritmo.
Sequência
São melhorados o passo a passo de processamento necessários descrevendo a funcionalidade para as instruções serem executadas sequencialmente. Exemplo: fluxograma, o primeiro executa a Etapa 1 e após a conclusão é executada a Etapa 2.
Seleção
Existem exatamente duas formas para escolher e selecionar um fluxo a ser seguido. Nesse caso a escolha é o modo a ser seguido.
1ª se a condicional “Se”, onde se a condição for satisfatória o fluxo a ser percorrido é o E. Se o fluxo percorre um caminho, apenas uma ação é processada.
2ªOnde o número de condições passa por uma avaliação. Exemplo, se a Condição 1 for verdade faça Processamento 1, caso contrário, se a Condição 2 for verdade faça Processamento 2, caso contrário, se a Condição 3 for verdade faça Processamento 3.
Repetição
A execução é permitida através de instruções repetidas, onde no fim das execuções a condição será avaliada e se for verdadeira a execução do programa continua. Tudo de acordo com condição logica.
Modularização
A medida que o sistema vai crescendo, é mais viável que o mesmo comece a ser divido em partes, onde existe a possibilidade simplificar o código para melhor compreensão do mesmo. Essa técnica é a Subprogramação ou Modularização. Na etapa de desenvolver esse programa utiliza a técnica através de procedimentos, funções e rotinas. Dividindo o programa existem algumas vantagens, como:
...