Projeto de Ensino para Sala de Informática Educativa
Por: Pedro_Jr • 26/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.407 Palavras (6 Páginas) • 965 Visualizações
PREFEITURA DE MARITUBA[pic 2]
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “OTÍLIA BEGOT”
PEDRO ALMEIDA DOS SANTOS JÚNIOR[1]
PROJETO DE ENSINO DA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA E LEITURA DA ESCOLA OTÍLIA BEGOT
Marituba/PA
2019
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 3
2. OBJETIVOS 3
2.1 Objetivo Geral 3
2.2 Objetivo Específico 3
3. JUSTIFICATIVA 4
4. PÚBLICO ALVO 4
5. METODOLOGIA 4
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 5
7. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 5
8. EXECUÇÃO DO PROJETO 5
9. AVALIAÇÃO 5
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
11. AGRADECIMENTOS 6
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. APRESENTAÇÃO
O termo inclusão digital é extremamente explorado atualmente, refere-se ao acesso de tecnologias por todos, desde os mais humildes, crianças, idosos, analfabetos, assim como as pessoas com deficiências, dando–lhes oportunidades igualitárias e conhecimento para revertê-los em melhorias de vida.
A evolução tecnológica abriu novos caminhos para a sociedade. As TIC[2] permitiram avanços pedagógicos e novos recursos para o ensino, conduzindo-nos a uma metodologia por meio da qual toda a educação é um processo especial e o professor deve apresentar um novo perfil perante os recursos tecnológicos. O uso das TIC acabam com as fronteiras, oferecendo possibilidades para o futuro da humanidade, focando um novo paradigma da educação (FREITAS, 2012).
Ainda nas palavras de Freitas (2012), é necessário que, num presente dominado pela realidade virtual e pela comunicação eletrônica, o professor saiba dar a devida atenção à potencialidade das TIC, não esquecendo, no entanto, que elas, por mais poderosas que sejam não o substituem.
É preciso dar conta do desafio e da oportunidade que a escola tem diante de si ao fazer com que o computador seja efetivamente utilizado como uma ferramenta de aprendizagem. Para que isso ocorra, o diretor, os coordenadores, os professores e os alunos devem viver um processo de mudança, sendo atores desse próprio processo (NOVAIS, 2004).
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
- Promover a melhoria no processo de ensino/aprendizagem através do uso da tecnologia e da leitura.
2.2 Objetivos Específicos
- Utilizar a informática educativa e a leitura para reforçar aspectos psicopedagógicos;
- Usar a sala de informática educativa e leitura como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
- Utilizar a informática e a leitura como recurso didático no processo ensino aprendizagem;
- Preparar o aluno para uma sociedade “informatizada”;
- Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas do cotidiano.
3. JUSTIFICATIVA
Não há como negar que cada vez mais a tecnologia se faz presente no cotidiano das pessoas. Assim sendo, a escola não poderia ficar à margem desse processo. Por essa razão, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot” visa à utilização da Sala de Informática Educativa e Leitura, disponibilizando para a comunidade escolar mais uma ferramenta tecnológica com a intenção de aproximar cada vez mais o fazer pedagógico do dia-a-dia do aluno e do professor, capacitando-os assim a uma inserção mais imediata e eficaz com as ferramentas de trabalho da sociedade contemporânea. O foco fundamental da sala de informática educativa e leitura, neste sentido, é o de criar um diálogo entre o conhecimento teórico e um instrumento de trabalho e pesquisa dinâmico, como as tecnologias da informação o são. Sob estas perspectivas a Escola Otília Begot, como escola pública, procura adequar-se a esta nova etapa do conhecimento, proporcionando aos seus alunos instrumentos de atualização do conhecimento.
4. PUBLICO ALVO
Alunos do Ensino Fundamental (séries finais/6º ao 9º ano) e demais professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot”.
5. METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido na Sala de Informática Educativa e Leitura – SIEL da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Otília Begot”, com a utilização dos computadores e livros que encontram-se no referido espaço pedagógico, buscando o incentivo ao aluno na busca do conhecimento.
A estratégia do uso da tecnologia e leitura aplicada às várias ciências corresponde às diversas disciplinas do aluno em sua série escolar de ensino. O professor, por meio do plano de ação, estabelece comandos aos alunos a fim de desenvolver a pesquisa e o aprendizado. O comando pode ser por meio de roteiro de pesquisa, estudo dirigido, jogos educativos, situação-problema ou até mesmo questões objetivas. As atividades educacionais terão como objetivo principal a Interdisciplinaridade e o aprendizado do Pensamento Computacional, procurando desenvolver as Competências e Habilidades proposta na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
O professor regente da SIEL é quem estabelecerá a estratégia com os demais professores no intuito de alcançar o melhor desempenho no processo de ensino/aprendizagem.
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Prevê - se a duração desse projeto um prazo máximo de 08 (oito) meses, a contar da data do inicio do mês de março do corrente ano.
Tabela 1: Cronograma de Execução
Nº | ATIVIDADES | MÊS | |||||||||||
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | ||
01 | Execução do Projeto | * | * | x | x | x | x | * | * | x | x | x | x |
02 | Avaliação e Análise dos Resultados | * | * | x | x | x | x | * | * | x | x | x | x |
*Recesso do Professor executor do Projeto devido a atividades acadêmicas provenientes do PARFOR (Plano de Formação de Professores da Educação Básica).
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