Resumo - “Considerações sobre a Linguística Computacional e o Processamento de Linguagem Natural sob a luz da teoria linguística"
Por: Coutinho19647 • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Lucas Maciel Peixoto, inicia o artigo Considerações sobre a linguística computacional e o processamento de linguagem natural sob a luz da teoria linguística, informando que o avanço tecnológico possibilitou aos cientistas uma nova visão sobre sobre a língua, sendo assim, se torna extremamente comum o uso da tecnologia a favor do estudo da linguística. Sendo citado como exemplos programas de análise lexical adotados pela abordagem da linguística de corpus ou LC, tradutores automáticos, sistemas de reconhecimento de fala, etiquetagem automática de textos e banco de dados linguísticos, podendo assim criar dicionários on-line. Para que seja concretizado a criação dessas ferramentas é necessário juntar áreas do conhecimento tendo assim a criação de matérias multidisciplinares, no caso a junção de Ciências da Computação com a linguística teve a criação da Linguística Computacional ou LCO e o Processamento de Linguagem Natural ou PLN.
Ambas as áreas têm convergência em relação a manipulação da língua humana, mas tendo focos divergentes sendo que a LCO busca resultados, conclusões sobre a língua, sendo assim ela é mais voltada para o estudo, já a PLN vem com seu foco na computação querendo otimizar o processamento de dados linguísticos. Estuda-se que a tecnologia pode ajudar os humanos a entender melhor a língua no geral sem haver distinção das ramificações, sendo isto somente possível graças a LCO e a PLN.
Peixoto faz uma ligação com a obra de Bardog(2007), que nos traz uma reflexão sobre o estudo da linguagem, já que Bardog afirma que a descrição minuciosa da língua seria o mesmo que desconsiderar o significado da tal. E isso deve ser levado em consideração pois a principal função da língua é a comunicação ou seja o sentido que atribuímos às palavras e como montamos as frases de forma semântica. Posteriormente começamos a tratar do Estruturalismo, sendo esta um dos principais pilares da PNL, e então nos é atribuído alguns conceitos através do conhecimento advindos do livro Curso de Linguística Geral, como por exemplo a noção da língua como um sistema de signos, sincronia e diacronia, língua e fala, arbitrariedade e arbitrariedade relativa que nos levam ao principal que seria as relações sintagmáticas e paradigmáticas, juntamente com significante e significado que posteriormente será desenvolvido melhor.
Em suma, as relações sintagmáticas são lineares e se devem ao fato de não podermos pronunciar mas de uma palavra ao mesmo tempo, trazendo assim uma relação de ordem a uma frase, por sua vez as paradigmáticas são o contrário da anterior ou seja a junção de palavras sendo suas melhores ferramentas os neologismos e gírias. Sendo assim é visível que o avanço tecnológico é necessário pois é preciso muito processamento para analisar a massiva quantidade de dados postos em um computador para facilitar o entendimento do tal, a discussão de desempenho versus competência está a anos presente na vida dos linguistas.
Indução contra dedução, desempenho contra competência, observação empírica contra introspecção indutiva, são frutos de um debate entre mestres linguistas, sendo eles Saussure (criador do Estruturalismo, que já foi citado) e Noam Chomsky.
Biemann, nos mostra como as teorias de Chomsky são diretamente ligadas a PLN e LCO, pois utiliza o seu modelo de
...