Resumo O que é o Algoritmo Dijkstra
Por: Nerds Academys • 10/5/2017 • Projeto de pesquisa • 361 Palavras (2 Páginas) • 525 Visualizações
concebido pelo cientista da computação holandês Edsger Dijkstra em 1956 e publicado em 1959[1][2], soluciona o problema do caminho mais curto num grafo dirigido ou não dirigido com arestas de peso não negativo, em tempo computacional O([m+n]log n) onde m é o número de arestas e n é o número de vértices. O algoritmo que serve para resolver o mesmo problema em um grafo com pesos negativos é o algoritmo de Bellman-Ford, que possui maior tempo de execução que o Dijkstra.
O algoritmo considera um conjunto S de menores caminhos, iniciado com um vértice inicial I. A cada passo do algoritmo busca-se nas adjacências dos vértices pertencentes a S aquele vértice com menor distância relativa a I e adiciona-o a S e, então, repetindo os passos até que todos os vértices alcançáveis por I estejam em S. Arestas que ligam vértices já pertencentes a S são desconsideradas.
para todo v ∈ V[G]
d[v]← ∞
π[v] ← -1
d[s] ← 0
V[G] é o conjunto de vértices(v) que formam o Grafo G. d[v] é o vetor de distâncias de s até cada v. Admitindo-se a pior estimativa possível, o caminho infinito. π[v] identifica o vértice de onde se origina uma conexão até v de maneira a formar um caminho mínimo.
3º passo: realizamos uma série de relaxamentos das arestas, de acordo com o código:
enquanto Q ≠ ø
u ← extrair-mín(Q) //Q ← Q - {u}
para cada v adjacente a u
se d[v] > d[u] + w(u, v) //relaxe (u, v)
então d[v] ← d[u] + w(u, v)
π[v] ← u
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