TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
Por: dramoslopes20 • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.024 Palavras (17 Páginas) • 362 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO GRADUADA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
CAMPUS TATUAPÉ/SP
2015
CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO GRADUADA[pic 1][pic 2]
TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS
ALUNOS:
DIOGO RAMOS LOPES DA SILVEIRA - RA C17339-8
RENATO RIBEIRO MINEO - RA C2607F-1
Atividade Prática Supervisionada, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do 2º semestre no Curso Superior de Formação Graduada em Ciência da Computação.
Orientador: Profº Álvaro Prado, Antonio e Ecila Alves
SÃO PAULO
2015
Sumario
Objetivo do trabalho
Introdução
Conceito de criptografia.
O que é criptografia de chave única?
O que é criptografia de chave pública
e chave privada?
Dissertação
Interdisciplinaridade
Projeto (estrutura) do programa
Relatório com as linhas de código do programa
Programa em funcionamento em um computador
Bibliografia
Objetivo do trabalho
O trabalho tem como objetivo nos apresentar, fazer discutir e comparar muitas técnicas que futuramente nós possamos usar para transmitir dados com qualquer que seja a pessoa em segurança absoluta, onde nós vamos conseguir optar e saber escolher a chave certa e mais segura para proteger nossos dados.
E todo o resultado do trabalho deverá ser mostrado através de um programa que criaremos com a técnica que melhor nos familiarizar-nos.
Introdução
Utilizamos como base para tudo o que encontraram abaixo, o programa criado e tudo que pude ler e entender em uma diversidade de pesquisas que nos propomos a fazer, e neste caso escolhemos a técnica simétrica, pois o conhecimento que tínhamos sobre ela é muito maior sobre o que tínhamos sobe qualquer outra técnica.
No decorrer do trabalho poderás observar que a pesquisa que fizemos foi bem extensa onde falaremos sobre tudo que entendemos sobre a criptografia assimétrica e a que optamos por fazer que chamamos de simétrica.
Apresentaremos os conceitos gerais, um pouco da história da criptografia, e algumas informações bem nítidas que é para fácil entendimento de tudo que foi escrito.
Apresentaremos o nosso ponto de vista e a base de tudo que pudemos aprender com este trabalho através de uma dissertação, que vai encontrar mais abaixo.
Apresentaremos também as diversas técnicas de criptografia mais usadas no mundo, e sua funcionalidade, sua segurança e tudo mais.
Veremos de forma escrita e em imagens como funciona um programa de criptografia, o que é e como faz, detalhes de melhorias que podem ser e que já foram adaptadas a técnica de criptografia simétrica, códigos que fazem a criptografia, tudo relacionado ao funcionamento de uma criptografia simétrica.
Por fim vamos contar como esse trabalho influenciou em nossa formação acadêmica, nossa conclusão sobre as chaves criptográficas, e a interdisciplinaridade que há entre as matérias todas que pude notar e aprender enquanto desenvolvia o trabalho exposto aqui.
Temos como observação falar, que tudo que foi digitado, foi em base a estudos e muita leitura sobre o assunto, e como tudo foi digitalizado, nada foi pego como frase feita a linguagem será quase sempre informal.
Conceito de criptografia.
Nota: “Criptografia é a ciência e arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código. É parte de um campo de estudos que trata das comunicações secretas, usadas, dentre outras finalidades, para autenticar a identidade dos usuários, e proteger o sigilo de comunicações pessoais, transações comerciais e bancarias, criptografia tem o intuito de proteger a integridade de transferências eletrônicas de fundos.
Uma mensagem codificada por um método de criptografia deve ser privada, ou seja, somente aquele que enviou e aquele que recebeu devem ter acesso ao conteúdo da mensagem. Além disso, uma mensagem deve poder ser assinada, ou seja, a pessoa que a recebeu deve poder verificar se o remetente é mesmo a pessoa que diz ser e ter a capacidade de identificar se uma mensagem pode ter sido modificada.
Os métodos de criptografia atuais são seguros e eficientes e baseiam-se no uso de uma ou mais chaves. A chave é uma sequência de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos (como uma senha), e que é convertida em um número, utilizado pelos métodos de criptografia para codificar e decodificar mensagens.
Atualmente, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias, de acordo com o tipo de chave utilizada: a criptografia de chave única e a criptografia de chave pública e privada.
O que é criptografia de chave única?
A criptografia de chave única utiliza a mesma chave tanto para codificar quanto para decodificar mensagens. Apesar deste método ser bastante eficiente em relação ao tempo de processamento, ou seja, o tempo gasto para codificar e decodificar mensagens, tem como principal desvantagem a necessidade de utilização de um meio seguro para que a chave possa ser compartilhada entre pessoas ou entidades que desejem trocar informações criptografadas
...