TRABALHO SOBRE TELEFONIA MOVEL
Por: Wesley Doug • 3/1/2017 • Trabalho acadêmico • 7.438 Palavras (30 Páginas) • 906 Visualizações
INTRODUÇÃO
Vivemos em um período de muitas transformações e inovações tecnológicas. A internet nasceu por volta da década de setenta com a criação da ARPANET pelo exército americano e desde então são apresentados métodos distintos e surpreendentes de como acessar os dispositivos em uma rede.
Das conexões cabeadas com a utilização de cabos coaxiais, par trançado e fibra óptica para conexões mais revolucionárias em termos de simplicidade na configuração e manutenção, visibilidade, conectividade e custo.
Hoje a velocidade atingida entre continentes pelo cabo de fibra óptica que é o cabo que transporta pacotes com maior velocidade gira em torno de 1 Tbps, mas já está sendo instalado cabos submarinos que chegam a transportar cada um, pacotes a uma velocidade de 10 Tbps, segundo informações divulgada pela revista tecnológica “Olhar Digital” em dezembro de 2015.
Porém as tecnologias envolvendo as comunicações wireless não ficaram para trás e inovam a cada dia com novidades surpreendentes. Existe uma gama de redes wireless, porém as mais usadas atualmente são as redes WI-FI, 3G e 4G.
Neste cenário promissor aos dispositivos móveis já está sendo testada a nova geração da tecnologia celular (5G), com velocidades até então inacreditáveis, podendo chegar a 20 Gbps, isso quer dizer que a rede 5G será 20 vezes mais rápido que a tecnologia 4G atual que tem previsão para alcançar velocidades em condições ideais de 1 Gbps.
A expectativa é que essa tecnologia esteja disponível por volta do ano de
2020. Até lá as operadoras e os dispositivos computacionais vão se preparando para essa nova tendência no ambiente de comunicação móvel.
No contexto das redes wireless e focado na nova tecnologia celular de 5º geração que se encontra em testes atualmente, é que irei abordar suas funcionalidades e expectativas em relação ao seu lançamento. Tratando e explicitando suas melhorias em comparação a tecnologia anterior e também suas limitações, de forma a compreender não só como funciona, mas também como aderir a essa nova tendência.
O impacto e a magnitude da sua importância na construção de um planeta unido pelas telecomunicações em uma rede complexa e gigante chamada Internet de todas as coisas, ou em inglês, IoE (Internet of Everthinks).
A que velocidades estas conexões atingem? Quais testes já foram feitos?
Qual a frequência, a abrangência? Enfim o que esperar dessa nova tecnologia?
Sabendo que uma grande parte das pessoas ainda nem experimentaram o 4G.
OBJETIVOS GERAIS
- Compreender a importância dessa tecnologia nas comunicações atuais e futuras, acompanhar a preocupação e o interesse das companhias em desenvolver novas e melhores formas de se interligar as redes. O planeta precisa mais do que fios e cabos para se comunicar, precisam de meios alternativos que sejam tão eficientes quanto os cabeados. Para isso acontecer é crucial que as redes wireless estejam preparadas para permitir essa evolução nas comunicações.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Identificar as funcionalidades da tecnologia 5G, comparar suas características funcionais com as tecnologias mais usadas atualmente.
- Analisar a velocidade, a latência, o padrão, a frequência. Ou seja, identificar dentre as redes wireless mais usados a que melhor se apresenta em termos de QoS (Quality of Services).
- Apontar qual provável tecnologia será a responsável por expandir a internet das coisas.
- A interligação entre a integração digital e o 5G no Brasil.
JUSTIFICATIVA
É visível e notável a importância de novas descobertas cientificas que melhorem a vida das pessoas. Na área de tecnologia da informação essas descobertas significam avanços importantes. Tendências como a implantação de novas tecnologias celulares que superam as melhorias já conquistadas e dão suporte para outras novas melhorias, existe e continuaram existindo em pró da evolução tecnológica.
Tudo com um objetivo, unir as pessoas e dispositivos não só por redes cabeadas, mas principalmente por redes wireless, promovendo a integração digital e a globalização com o importante apoio das comunicações sem fio, que darão mobilidade a todo esse processo.
PROBLEMÁTICA
Usamos atualmente tecnologias celulares com velocidades baixas, instabilidades de conexões, sinais fracos, preços altos, dispositivos nem sempre compatíveis, são esses alguns dos pontos que limitam a qualidade e a acessibilidade a conexão de dispositivos computacionais as tecnologias celulares 2G, 3G e até mesmo a mais recente, a 4G.
Existe uma grande dificuldade em fazer tarefas que teoricamente deveriam acontecer de forma natural e instantânea, como assistir um vídeo da internet, jogar online, fazer vídeo chamadas, visualizar uma apresentação, assistir a um programa
16 de TV ou shows ao vivo. Claro que em muitas vezes a infraestrutura não atende as expectativas para que a qualidade desejada seja alcançada, porém isso só reforça a ideia de que novas formas de acessar a informação sejam disponibilizadas e a infraestrutura melhorada para melhor satisfação do internauta.
METODOLOGIA
Esse trabalho foi elaborado com base em pesquisa documental e bibliográfica de sites, revistas e livros voltados para a área da tecnologia da informação, e feito uma pesquisa de campo, no sentido de entender a transição do 4G para o 5G.
Fundamentada com obras relevantes na área de telecomunicações como -Wireless Introdução às redes de telecomunicações móveis celulares- de Virgílio Fiorese e “Redes GSM, GPRS, EDGE, UMTS: Evolução a Caminho da Quarta Geração” de José Umberto Sverzut, que fala um pouco dos conhecimentos sobre as redes sem fio e as tendências futuras na área das redes wireless.
Com pilares nos conhecimentos acadêmicos adquirido até o momento. Nas informações coletadas de revistas tecnológicas, sites relacionados a tecnologia da informação. Respeitando as normas vigentes de produção e divulgação de trabalhos acadêmicos, obedecendo a norma ABNT 14724 que trata da criação de trabalhos acadêmicos e científicos.
Em campo foi realizado testes de velocidade para demonstração e comprovação da qualidade do serviço de internet sem fio de quarta geração disponibilizado por operadoras, com a ajuda de aplicações web.
...