Teoria da computação
Por: Felipe Erb • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 544 Visualizações
ATPS – Teoria da Computação
Rio Claro, 03 de Outubro de 2014
Conteúdo
Relatório 1: Diagrama do autômato finito determinístico do mecanismo de segurança da porta de entrada e das portas de acesso aos setores. 3
Conclusão 8
Relatório 2: Diagrama do autômato finito não determinístico e autômato finito não determinístico com Pilha do controle de abrir e fechar as portas de acesso aos setores. 9
Conclusão 16
Relatório 1: Diagrama do autômato finito determinístico do mecanismo de segurança da porta de entrada e das portas de acesso aos setores.
Autômato finito determinístico do mecanismo de segurança:
Imagem 01
Descrição do passo a passo do funcionamento do mecanismo de segurança:
• Entrada do visitante do presídio. Tem passagem livre (representado pelo P) até o detector de metais. O autômato então passa de E para D consumindo P.
Imagem 02
• Ao chegar ao detector de metais, o visitante está com posse de objetos metálicos que são verificados duas vezes (representado pelo M) até que possa seguir para a próxima etapa (representado por P). O autômato realiza um loop de D para D consumindo M.
Imagem 03
Imagem 04
Imagem 05
• Verifica se o visitando possível o cartão magnético fornecido pelo policial, caso não possua não poderá caminhar até a porta que faz o controle para os setores. O autômato para de D para C consumindo P. E em seguida realiza um loop em C consumindo N.
Imagem 06
Imagem 07
• Com a posse do cartão magnético para a porta um. O visitante pode caminhar para a porta que o levará ao setor 1, não fornecendo a possibilidade de ir para outros setores. O autômato passa de C para P consumindo C.
Imagem 08
• O automato passa de P para S1 consumindo 1. Chegando ao setor 1, o autômato é chega ao seu estado final conforme solicitado na primeira etapa da ATPS.
Imagem 09
Assim finalizando a solicitação da descrição e execução do autômato na maquina e realizando os comentários de cada passo do visitante.
Conclusão
Apesar de um autômato simples é possível elaborar o andamento do presídio evitando qualquer caminho adverso, por ser um autômato finito determinístico.
Relatório 2: Diagrama do autômato finito não determinístico e autômato finito não determinístico com Pilha do controle de abrir e fechar as portas de acesso aos setores.
Autômato finito não determinístico com pilha do mecanismo de segurança:
Imagem 10
Descrição do passo a passo do funcionamento do mecanismo de segurança:
• Entrada do visitante do presídio. Tem passagem livre até o detector de metais. O autômato passa de E para D, consumido P, não consumindo nada da pilha que está vazia e inserindo A na pilha.
Imagem 11
• Ao chegar ao detector de metais, o visitante está com posse de objetos metálicos que são verificados duas vezes até que possa seguir para a próxima etapa. O autômato realiza um loop em D consumindo M, consumindo A da pilha e inserindo B na pilha.
Imagem 12
O autômato realiza outro loop em D, dessa vez consumindo N, consumindo B da pilha e inserindo B na pilha.
Imagem 13
Imagem 14
• Verifica se o visitando possível o cartão magnético fornecido pelo policial, caso não possua não poderá caminhar até a porta que faz o controle para os setores. O autômato passa de D para C, consumindo P, consumindo B da pilha e inserindo C na pilha.
Imagem 15
O autômato realiza um loop em C, consumindo C, consumindo C da pilha e inserindo D na pilha.
Imagem 16
• Com a posse do cartão magnético para a porta um. O visitante pode caminhar para a porta que o levará ao setor 1, não fornecendo a possibilidade de ir para outros setores. O autômato passa de C para P consumindo F, consumindo D da pilha e inserindo E na pilha.
Imagem 17
• Chegando ao setor 4, o autômato é chega ao seu estado final, mas dessa forma é possível terminar o caminho nesse ponto, ou como segue o exemplo, voltar ao estado das portas para finalizar o caminho. O autômato passa de P para S4 consumindo U, consumindo E da pilha e inserindo $ na pilha.
Imagem 18
O autômato retorna de S4 para P, consumindo G e consumindo $ da pilha. Sem inserir nada na pilha para poder finalizar o caminho.
Imagem 19
Imagem 20
Assim finalizando a solicitação da descrição e execução do autômato na maquina e realizando os comentários de cada passo do visitante.
Conclusão
Com um autômato finito não determinístico com pilha o caminho a ser elabora ficou maior do que
...