Trabalho de Interface com Usuário
Por: kaiqmonteiro • 28/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
Questão 01
Os usuários em geral costumam tratar as aplicações como algo infalível, como agir neste momento:
a) Pedir que o usuário monte um protótipo da interface.
b) Mostrar para o usuário que esta não É A única solução mas uma das soluções.
c) Deixar que o usuário entenda todo o sistema e tentar saber o que o desgin pretendia.
d) As letras B e C estão corretas.
e) Transmitir a ideia de que a interface tem a solução de todos os problemas do usuário.
Questão 02
O processo de design da engenharia cognitiva FUNCIONA:
a – ( ) Com o design fazendo entrevistas com o usuário com a intenção de desenvolver uma interface amigável.
b – ( ) Com o usuário e o design trabalhando em conjunto para que o usuário execute tarefas específicas sem que haja a necessidade de estabelecer metas para isso.
c – ( ) Com o usuário executando todas as tarefas do sistemas
d – ( X ) Através do golfo de avaliação e golfo de execução.
e – ( ) Com o usuário enviando feedbacks para o sistema.
Questão 03
Há alguns elementos básicos que devem ser considerados no contexto de IHC:
a – ( ) Usabilidade e semiótica.
b – ( ) Sistema, usuários, projetistas e domínios da aplicação.
c – ( ) Aspectos emocionais, sistemas, projetistas e usabilidade.
d – ( X ) Usabilidade, aspectos emocionais e aspectos motivacionais.
e – ( ) nenhuma das afirmações acima.
Questão 04
Os padrões Brasil e-gov são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do governo federal. Qual cartilha se preocupa com o estudo e a aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de navegação em um site web buscando assegurar que qualquer pessoa consiga utilizá-lo e que este funcione de forma esperada?
a) Cartilha de codificação.
b) Cartilha de administração.
c) Cartilha de usabilidade.
d) Cartilha de redação web.
e) Cartilha de desenho e arquitetura de conteúdo.
Questão 05 - (1 ponto)
Sobre características de interface com o usuário associe a primeira coluna com a segunda numerando-as de forma correta:
1. Diversidade | ( 2 ) A interface deve prover muitas maneiras do usuário efetuar uma dada operação. |
2. Flexibilidade | ( 3 ) A interface deve minimizar o esforço gasto para executar uma tarefa. |
3. Eficiência | ( 4 ) A interface deve se comunicar com o usuário de maneira natural, não exigindo o conhecimento de terminologia não referente à tarefa. |
4. Naturalidade | ( 1 ) A interface deve suportar, identificar e se adaptar a todas as classes de usuário desenvolvendo uma linguagem de interação entre ela e o usuário em questão. |
5. Consistência | ( 5 ) O comportamento e a apresentação física da interface devem ser guiados por regras bem definidas e conhecidas pelo usuário. |
Questão 06
Marque com X os cinco fatores imprescindíveis em uma avaliação de interface com o usuário.
( ) planejamento e orçamento | ( ) segurança e integridade de dados |
( X ) facilidade de aprendizado | ( X ) satisfação subjetiva |
( ) consistência e portabilidade | ( X ) taxa de erros dos usuários |
( X ) velocidade de resposta | ( ) integração entre pacotes |
( X ) retenção com o tempo | ( ) padronização da linguagem de comando |
Escolha um de descreva seu significado: facilidade de aprendizado significa que o usuário deve aprender a manusear a interface sem dificuldade, aprendendo o mais rápido e fácil possivel a utilizar todas as funções da mesma.
Questão 07
Selecione a afirmativa correta em relação ao uso das cores como aspectos que devem ser considerados ao preparar um projeto de interface.
A – ( ) É um poderoso e atrativo aspecto da nossa experiência no mundo.
B – ( ) Proporciona uma importante dimensão na comunicação visual: quando bem usada, pode melhorar muito a eficácia de uma mensagem, mas quando mal usada pode prejudicá-la substancialmente.
C – ( ) A eficácia do uso de cor na interação homem x sistema, é uma das premissas do projeto de Interface.
D – ( X ) Todas as opções acima estão corretas.
E – ( ) Nenhuma das opções estão corretas.
Questão 08
Defina protótipo de interface e liste seus principais objetivos:
Por mais que o levantamento de requisitos já levante uma infinidade de informações que deverão estar dispostas na interface, é durante a interação real do usuário com o sistema que os detalhes realmente são percebidos. Para projetar a experiência perfeita, a utilização de protótipos se faz a forma mais eficaz de simular essa interação, devendo ser feita ainda no período de concepção do sistema, evitando gastos dispendiosos de tempo e monetários.
...