Trabalho de Métodos de Programação
Por: Lucas Andrade • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 703 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
Universidade de Fortaleza
Centro de cienciâs tecnologicas Lucas Viana de Andrade
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1613232/2
T951-09: Sistemas Inteligentes
Prof Bruno Lopes
bruno.lopes@unifor.br
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Linguagem Lisp: A principio uma boa apresentação, pontuando informações sobre seu surgimento, sobre a necessidade a qual a linguagem foi feita (processamento de dados simbolicos em listas encadeadas), apresentando informações sobre seu formato e sobre seu criador, mostrando como ocorreu o surgimento e interesse sobre IA, tendo isso em vista, posso concluir que foi uma boa introdução a linguagem, apenas senti a falta de uma melhor explicação sobre quais linguagens foram utilizadas como inspiração para criação do mesmo, isso poderia ter sido melhor abordado, dessa forma os alunos poderiam ter um melhor entendimento sobre as característcas da linguagem, isso poderia ter sido resolvido se houvesse uma pesquisa mais profunda sobre o assunto, houve também uma explicação muito vaga sobre o elemento de ''recursão'', esse ponto poderia ter sido melhor abordado pois o mesmo é muito importante dentro das funções da linguagem, e não ficou claro para os alunos a sua funcionalidade. O aluno fez uma boa apresentação sobre o lisp ''puro'' em termos de paradigma, explicando e deixando claro como funciona o paradigma funcional e apresentando as vantagens desse paradigma dentro da linguagem, apenas cometendo um erro na explicação sobre imutabilidade, que foi explicada de maneira equivocada, gerando confusão do seu uso na hora da explicação do código, esse erro poderia ter sido contornado se houvesse uma melhor pesquisa sobre esse artefato. Seguindo comentando a respeito da implementação dos códigos, que na minha opnião foi onde o aluno mais pecou, houve poucos exemplos sobre a programação na linguagem, e os exemplos foram explicados de forma confusa. No geral uma boa apresentação, com alguns erros que foram debatidos e esclarecidos após o termino do mesmo, o aluno demonstrou conhecimento sobre a linguagem.
A linguagem Lisp, em sua forma pura, fornece diversos recursos para a área de IA, possui um bom controle de fluxo de funções, possui uma sintaxe de fácil entendimento, tendo em contrapartida interações desnecessárias, o que torna o projeto mais confuso.
Objective-C: Houve uma boa introdução sobre a linguagem, apresentando a empresa desenvolvedora e seu criador, assim como seu licenciamento anos depois pela NeXT. Foi apresentado que o Objective C é um desdobramento da linguagem C, portando incorporando vários aspectos dessa linguagem. Objective C foi criado para o S.O Mac, o que torna a linguagem menos atrativa para outros S.O se for necessário uma aplicação cross- Platformed. A linguagem peca por não conter namespaces, portanto se o programador não tiver cuidado ao importar duas bibliotecas com o mesmo nome de função, ele terá um problema, pois o compilador não saberá que função chamar. Os desenvolvedores da linguagem no ambiente windows enfrentam diversos problemas de desenvolvimento devivo não possuirem um quadro cacau como os desenvolvedores da Apple possuem, seria interessante essa implementação para aumentar a integrabilidade da linguagem. Na apresentação houve poucos detalhes sobre o paradigma de programção da linguagem, que inclui a orientação a objetos, um assunto que deveria ter sido melhor abordado, para poder ter um melhor entendimento sobre a comunicação entre os objetos dentro da classe. O objective C possuem dois arquivos que definem uma classe, que possuem extensões ''.m'' e
...