USO DE TECNOLOGIA MÓVEL NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE
Por: Marcio O.Constantino • 4/7/2018 • Projeto de pesquisa • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 251 Visualizações
Faculdade UnYLeYa
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis (APP'S)
Márcio de Oliveira Constantino
USO DE TECNOLOGIA MÓVEL NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE
Rio Branco – AC
2018
Faculdade UnYLeYa
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis (APP'S)
Márcio de Oliveira Constantino
USO DE TECNOLOGIA MÓVEL NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DO ESTADO DO ACRE
Projeto de pesquisa apresentado à
Faculdade UnYLeYa como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Márcia Gonzaga Nespereira Andelo
Rio Branco – AC
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1. Tema 4
1.2. Problema 4
1.3. Objetivos: 5
1.4. Justificativa 5
2 REVISÃO DE LITERATURA 6
3 METODOLOGIA 8
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Com a constante evolução da sociedade e a conquista contínua de grandes avanços tecnológicos, o uso da tecnologia se torna uma grande ferramenta para humanidade. Um avanço significativo que não pode ser ignorado refere-se à vacinação, um instrumento de imunização de extrema importância para nossa sociedade. No entanto, nem todas as vacinas do calendário de vacinação são divulgadas de forma explícita para a população, ficando a cargo do cidadão a responsabilidade de manter seu calendário atualizado. Assim, com o intuito de evitar esse quadro e, consequentemente, evoluir as práticas adotadas no Estado do Acre, o uso de aplicativo móvel pode ser usado como ferramenta de auxílio. A usabilidade da ferramenta poderá ser uma alternativa extremamente viável e eficiente para se obter um controle efetivo na parte das vacinações e, consequentemente, elevar a qualidade de vida da população.
1.1. Tema
O uso de tecnologia móvel no serviço público de saúde do Estado do Acre.
1.2. Problema
Será que o uso adequado da tecnologia móvel é uma alternativa viável e segura para se obter um controle efetivo na parte das vacinações da população do Estado do Acre?
1.3. Objetivos:
Analisar os benefícios das tecnologias móveis como ferramenta de auxílio e monitoramento dos registros de vacinação de toda a população do estado do Acre. Para alcançar esse feito, são destacados os seguintes objetivos específicos:
- Demonstrar como um aplicativo móvel será capaz de informar com antecedência aos pacientes cadastrados a respeito das próximas vacinas a serem tomadas, visando assim aumentar o número de pessoas imunizadas e a eficácia do programa de vacinação;
- Avaliar como aumentar o índice de vacinações no estado Acre, bem como um maior controle tanto no registro de dados de cada paciente do SUS e do estoque de vacinas.
- Demonstrar como digitalizar a carteira de vacinação, disponibilizando calendário completo de vacinação de acordo com o SUS no aplicativo móvel
1.4. Justificativa
A função das vacinas é a imunização, ou seja, a capacidade de proteger a população de doenças imunopreveníveis. O período mais crítico relacionado à vacinação é o compreendido nos primeiros meses de vida da criança, quando sua memória imunológica é quase inexistente. O calendário de vacinação foi criado com o objetivo de indicar em quais momentos da vida a pessoa deveria ser vacinada e contra que tipo de doença, de forma que as chances de proteção fossem maximizadas. Considerando que hoje o sistema de vacinação do Estado do Acre é reativo, ou seja, não possui interação com o paciente, a proposta do trabalho é criar uma solução que seja capaz de informar com antecedência aos pacientes cadastrados a respeito das próximas vacinas a serem tomadas, visando assim aumentar o número de pessoas imunizadas e a eficácia do programa de vacinação.
2 REVISÃO DE LITERATURA
O uso de vacinas é a maneira mais eficiente para prevenir doenças. De acordo com a Secretária de Saúde do Acre (SESACRE), o Estado deveria vacinar 90% do público-alvo, mas só conseguiu 70% em 2017. A partir da identificação do problema, da atual maneira como as vacinas são registradas, da perda de informações sobre tais registros por serem feitos manualmente, e no déficit de organização no estoque de vacinas, será proposto uma solução on-line de vacinação capaz de registrar, monitorar, controlar a aplicação de vacinas.
A solução proposta com esse projeto, fará parte da categoria de Calendários Online de vacinação. Pois, pretende com essa abordagem, que seja atingida um maior número de usuários, pois as campanhas e os calendários das vacinas, poderão ser acessados por qualquer dispositivo com conexão à internet, permitindo acesso livre de todo cidadão ao aplicativo.
A partir do desenvolvimento do aplicativo, todos os atores relacionados do processo - pacientes e profissionais da área de saúde - se beneficiarão de forma significativa, pois poderão realizar acompanhamentos de campanhas de vacinação, calendários das próximas vacinas, locais de acesso de vacinação, histórico de vacinação através de qualquer smartphones ou tablet.
...