Virtualização – Conceitos e Aplicações
Por: Carlos Alexandre de Sousa • 5/10/2020 • Artigo • 436 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
FACULDADE: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
CARGA HORÁRIA: 60 H. A. ANO/SEMESTRE: 2020/02
PROFESSOR: ADERBAL BOTELHO
ARTIGO/RESENHA CRÍTICA
Eliésio Parkuts; Saulo Muzzolon Dufech; Regiane Orlovski. Virtualização – Conceitos e Aplicações . www.semanaacademica.com.br. Guarapuava-PR, 2014. Disponível em: https://semanaacademica.com.br/system/files/artigos/virtualizacao_-_conceitos_e_aplicacoes.pdf. Acesso em: 5 out. 2020.
O tema do artigo resenhado é Virtualização – Conceitos e Aplicações, busca nos apresentar o que envolve a virtualização, como: as suas formas de implementação, as áreas de aplicação e como oferece apoio a elas, vantagens e desvantagens e também de forma prática como tudo funciona. Para isso os autores se apoiaram em analises teóricas que são desde pesquisas, outros artigos e opiniões a grandes referências diretas de outros autores da área, proporcionando uma experiência relevante ao leitor que tem interesse em saber como isso acontece e o potencial que essa tecnologia possui em poucas páginas bem objetivas.
O artigo tem início contando da história da virtualização e seus marcos históricos, falando sobre os primeiros indícios onde as maquinas virtuais no começo eram definidas como se fosse uma cópia eficiente e isolada de uma máquina real. (VMM) (POPEK; GOLDBERG, 1974). Relatando também que na década de 80 o conceito enfraqueceu devido as pessoas terem mais acesso a um computador pessoal e que só voltou a tona na década de 90 devido a necessidade de melhorias em segurança e com o surgimento da linguagem de programação Java, depois disso chegam nos dias atuais mostrando que a virtualização está cada vez mais disponível no mercado já que os processadores mais recentes trazem um suporte nativo à virtualização e várias linguagens são compiladas para as máquinas virtuais portáveis comumente presentes em celulares, tablets e outros portáteis cada vez mais populares. (MAZIERO, 2013).
Os autores nos aponta logo em seguida algumas vantagens que são desde a redução de espaço em empresas e redução gastos em energia elétrica devido ao uso de menos máquinas com mais sistemas operacionais a segundo Tanenbaum (2009) para armazenar sistemas operacionais mais antigos ou suas aplicações que não possuem mais suporte. Depois de descrever as vantagens são passados diversas citações de outros autores no intuito de nos mostrar o que oferece a virtualização, que a grosso modo pode ser entendida como a execução de diversos sistemas operacionais em uma única máquina, isso quer dizer que vários hardwares virtuais interagem entre si poupando recursos e agindo de maneira mais eficiente e rápida já que ali possui diversas funcionalidades diferentes mesmo possuindo atributos em comum, para comprovação são mostrados gráficos e imagens de como é o funcionamento de uma máquina virtual, duas ferramentas que podem ser utilizadas como monitores de maquinas virtuais
...