A ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2020
Por: Gabriel Germano • 21/5/2022 • Abstract • 10.311 Palavras (42 Páginas) • 107 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA ANCHIETA
Bruno de Aguiar Ferreira - F0837B7
Gabriel Germano de Oliveira - N456HD7
Gustavo Papa Sellani – D903IF4
João Augusto Valverdes Guerra – D9303G0
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS 2020
2°/3° CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
São Paulo – São Paulo
2020
Índice
Sumário
1. Objetivo do Trabalho 3
2. Introdução 4
3. Referencial Teórico 6
4. Desenvolvimento 9
4.1 Conceitos utilizados e explicados 9
4.2 Explicando os métodos e o ambiente utilizados no programa 15
5. Resultados e Discussão 19
6. Considerações Finais 25
7. Referências Bibliográficas 26
8. Código Fonte 28
9. Fichas de Atividades Práticas Supervisionadas 39
- Objetivo do Trabalho
Tendo em mente que um dos principais objetivos deste trabalho é o desenvolvimento das habilidades de programação e a interdisciplinares das matérias vistas em sala de aula, sendo elas, banco de dados, estrutura de dados e aplicação de linguagem de programação orientada a objetos. Deve-se notar que o tema escolhido serve como apoio e um plano de fundo totalmente atual com os dias contemporâneos.
Definido para nós alunos os ambientes de trabalho exigidos pelo professor, tais como MySQL para lidarmos com os paradigmas e possíveis problemas de um bando de dados e para linguagem de programação foi definido a IDE Eclipse, todos os dois ambientes são referências nos dias de hoje quando se trata de desenvolvimento e gerenciamento de software e inteligências no geral.
Dando início ao processo de aprendizado sugerido pela instituição, foi sugerido a criação de um sistema computacional completo para catalogar imagens da floresta amazônica para observar os crimes ambientais, ordenar essas imagens e comparar o desempenho entre elas.
Como sugerido, o sistema computacional deve ser desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java ou o Microsoft Visual C#. Nós optamos por utilizar Java por ser uma linguagem que estávamos mais familiarizados.
Visto que os alunos devem procurar e resolver grande parte dos problemas durante o processo com o intuito de lidar com as informações, é de real compreensão a evolução que será obtida durante o processo e adiante que se concretizou, é de extrema importância para o futuro dos graduados em nossa área de tecnologia.
- Introdução
Em nossas vidas podemos nos ver em situações onde a organização de informações e a ordenação de algum tipo de dado se torna necessário para questões de compreensão e até mesmo produtividade do leitor/usuário.
Como exemplo imaginemos uma lista telefônica em que nós temos que procurar algum número que desejamos, porem essa mesma lista não está em ordem alfabética. Seria extremamente complicado nossa localização por conta da dificuldade de achar as informações de uma forma precisa e rápida.
Surge então a necessidade de aplicarmos conceitos de ordenação e classificação de dados, que vem para facilitar buscar e pesquisas em diversos cenários de formas muitas vezes bem diferentes.
Surge então a necessidade de conhecermos uma área denominada de algoritmos que são nada mais do que um esquema pensado para que possa ser feita a resolução de algum problema qualquer. Se temos alguma sequência de valores que apresentam alguma lógica interna independente da linguagem tratada na situação problema trabalhada, seja ela Português, Portugol, Java, Python ou qualquer outro exemplo.
Como uma receita de bolo, um algoritmo tem o passo a passo do que deve ser feito para alcançar algum objetivo pré-determinado por alguma lógica, na pratica, nossos problemas são consideravelmente mais complicados que uma receita de bolo porém é um ótimo exemplo para definirmos o significado e objetivo de qualquer algoritmo.
Em ciência da computação temos diversos algoritmos que usam diferentes técnicas para poder ordenar algum conjunto de dados quais sejam eles, chamamos esses algoritmos de métodos de ordenação.
Definindo os tipos de métodos que temos atualmente podemos separá-los em duas categorias principais, que se classificam em ordenação interna e ordenação externa.
A ordenação Interna pode ser resumida em um algoritmo onde todos os elementos que possuímos podem ser ordenados e caber unicamente na memória principal e onde todo registro pode ser imediatamente acessado.
Já a ordenação externa, os dados não podem ser completamente armazenados na memória principal e os registros serão acessados via sequencia ou em blocos de grande tamanho.
Comumente vemos em mais quantidade exemplos de métodos com a ordenação em forma interna, sendo que dentro desta categoria podemos fazer outra separação para facilitar a compreensão, coloquemos de um lado os métodos mais simples como Insertion sort, Selection sort, Bubble sort entre outros e de outro lado os métodos mais eficientes como Quick sort, Tim sort merge sorte e vários outros.
Uma breve explicação dos métodos mais simples, determinamos ele como sendo os mais adequados quando trabalhamos com vetores pequenos, eles são programas com códigos super pequenos e de fácil compreensão.
Já os métodos mais eficientes que tem como características serem os mais detalhados e complexos, concluímos que eles são os mais adequados para trabalhar quando temos uma maior quantidade de registros e dados.
- Referencial Teórico
O principal objetivo deste trabalho se apresenta como ordenar diversos dados pertencentes a satélites que armazenas informações especificas sobre crimes ambientais envolvendo a Amazônia, mais especificamente sobre focos de incêndio em grande escala. Tais informações envolvem desde o tamanho de do foco do fogo até o número em metros quadrados da devastação causada por tal ocorrência.
...