A COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Por: ariellesousa • 10/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 91 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ [pic 1]
CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PROF. ALDIR SILVA SOUSA, Dsc.
ALUNA: ARIELLE KELLEN DA COSTA SOUSA
Lista - Introdução: Respostas
1.1
(a) inteligência: É uma união de características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a capacidade de compreender, raciocinar, ler, pensar e interpretar. Dessa forma, aplicando seus conhecimentos adquiridos para resolver problemas.
(b) inteligência artificial: É um estudo e uma composição de agentes inteligentes que funcionam bem em alguns ambientes com uma determinada arquitetura de agente.
(c) agente: Agente é aquele que age, que opera e atua, ou seja, é o que pratica a ação.
(d) racionalidade: É a capacidade de compreender fatos e ideias de forma lógica, assim escolhendo a melhor forma de agir em uma situação.
(e) raciocínio lógico: É o processo de organização do pensamento conforme a construção de uma lógica, assim permitindo chegar em certas conclusões ou resolver um problema.
1.2 - Em relação à objeção da matemática é expressiva/forte, apesar do argumento na qual Turing defendeu de que o ser humano ter erros e limitações não o fará menos inteligente, sendo assim ainda é considerado um ser inteligente. Dentre outras argumentações citadas no artigo, o argumento em relação ao sistema nervoso ainda se mostra muito atual, pois mesmo diante do progresso que ocorre na área de neurociência, ainda não sabemos a capacidade total do cérebro, no entanto, o computador digital é um sistema discreto. Sendo assim viável algumas refutações, porém não há argumentos/objeções novas que possam surgir a partir do artigo.
1.3 - É racional, pois caso contrário não definisse/tomasse essa ação, isso resultaria em mais danos na mão. Mas não são inteligentes, pois não há uma aplicação da inteligência para fazer uma ação reflexa.
1.4 - Não. Pois além do teste de QI ser controverso e não medir tudo, caso pudesse alcançar 200 no teste ainda assim não seria mais inteligente que um ser humano, pois não teria a capacidade de raciocinar e elaborar as resposta por si só.
1.5 - Em relação à grandeza, a lesma do mar Aplysia seria 100 vezes maior.
1.6 - Pode ser impreciso, pois na maioria das vezes não estamos cientes dos pensamentos, assim alguns processos de pensamento permanecem desconhecidos à sua consciência. Sim, havendo o campo de estudo da psicanálise na qual irá a ajudar a entender/compreender os próprios pensamentos com suporte de um profissional.
1.7
- Leitores de código de barra de supermercados: Não é um sistema de inteligência artificial, é usado um leitor/interpretador de forma limitada e artificial, na qual foi projetado para ser o mais simples possível, hardware.
- Menus de voz de telefones: Até certo ponto, por exemplo, em relação aos menus eles têm um vocabulário e recursos limitados, podendo ser “sim” ou “não”. Mas, há um espaço não controlado na qual os programas lidam com vários tipos de vozes e sotaques, assim interpretando-os em diversos vocabulários, na qual seria uma IA.
- Mecanismos de busca na Web. : O mecanismo de busca na web utiliza atualmente algumas técnicas inteligentes, como a interpretação de perguntas feitas na caixa de busca que considera a localização, as pesquisas passadas e relacionadas que o usuário já fez para mostrar o resultado, além desse exemplo tem também a verificação ortográfica que usa a mineração de dados com base na observação feito pelo usuário. No entanto, o problema de indexar várias páginas da web de uma maneira que permita a recuperação em segundos é um problema de design de banco de dados e verificar a relevância de uma página web é um processamento de linguagem natural, esses dois problemas não são um problema de IA.
- Algoritmos de roteamento da Internet que respondem dinamicamente ao estado da rede: É uma análise/tarefa complexa, pois além das informações, serem parciais, técnicas heurísticas (otimização não garantida) e o estado dinâmico, esse conjunto será classificado como uma operação inteligente. Contudo, será distante do que é normalmente realizado na cognição humana.
1.8 - O sentido seria em interpretar por meio dos Sistemas de Visão Computacional o ambiente com base em imagens digitais, dados binários. Não há explicação e ferramentas de como o cérebro realiza estas interpretações e muito menos como o cérebro funciona. A matemática foi a forma que os cientistas encontraram para extrair informações das imagens, considerando as limitações e características dos computadores, não humano.
1.9 - Porque a evolução tende a gerar combinações bem sucedidas para serem reproduzidas, com isso favorecendo a otimização e o desempenho do organismo, promovendo a capacidade de sobreviver e encontrar um parceiro com sucesso.
1.10 - É ambos, IA é claramente uma ciência cognitiva, pois envolve experimentos psicológicos projetados para descobrir como a cognição humana realmente funciona. E o lado racional que opera nos dispositivos de computação e o programa, tem o lado racional da IA que é realmente a matemática e engenharia. Sendo importante para o projeto de sistemas inteligentes para esse mundo. Ratificando assim a definição que o John McCarthy tinha para I.A que seria: "A ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes".
1.11- Isso depende, pois alguns programadores direcionam/limitam o que o computador irá realizar e outros muitas vezes utilizam as técnicas de IA fazendo que o computador consiga ir além das premissas estabelecidas originalmente ampliando o campo de aprendizagem, podendo provocar uma dúvida se a inteligência reside no programador ou no computador.
1.12 - Os animais também são seres inteligentes, mas sempre reduzidos à sensibilidade, é uma criatura que age de acordo com seu instinto, esse instinto refere-se ao comportamento natural, que, portanto, não é aprendido, mas transmitido através genes, raciocinam quando estão diante de novos desafios e decidem se precisam revisar suas estratégias para resolvê-los, então, sim, os animais são criaturas inteligentes.
...