A Gestao da Tecnologia da Informação
Por: maicon0101 • 14/11/2022 • Projeto de pesquisa • 585 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Unip
Maicon Gomes Pereira - RA 2293719
Resumo:
PIM III- Gestao da Tecnologia da Informação
Na área da Tecnologia da Informação (TI) não é suficiente utilizar apenas as ferramentas disponíveis no mercado ou na própria empresa. É necessário gerenciar uma equipe e a infraestrutura de forma local e/ou globalizada, levando em consideração clientes e funcionários/as de todos os setores, dentro de uma perspectiva ética e legal. Desta forma, considerando a TI e a gestão ética e a legalidade, este trabalhou se propôs a realizar uma consultoria a Software Developer (SD), empresa sediada na cidade de São Paulo (SP) com atuação na área de desenvolvimento de software, que conta com uma cartela de mais de 200 clientes ativos e faturamento de R$ 1.500.000/ano. Esta consultoria teve como objetivo analisar, avaliar, elaborar uma reestruturação e melhor desenvolver os processos de informação da empresa. As áreas contempladas foram: Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação Profissional, Matemática Aplicada, Redes de Computadores e Modelagem de Processos; todas estudadas no 1º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Em suma, a partir do levantamento dos problemas, da avaliação de processos e da análise da cultura e ética da empresa foi possível apontar soluções que auxiliassem o modo de trabalho atual da Software Developer, as quais são descritas neste trabalho.
Introdução:
A empresa Software Developer, durante os anos de 2009 e 2010 teve problemas relacionados ao servidor de banco de dados. O Administrador do Banco de Dados (DBA) acusou questões a serem resolvidas no ambiente de testes e produção. Foi apresentado também um relatório detalhado que apontou problemas de modelagem da base de dados; fato desconsiderado pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI). Além do mencionado, é válido dizer que houve ocorrência de problemas ambientais (descarte de lixo em local irregular) e de Recursos Humanos, referentes férias dos/as funcionários/as. Em determinadas situações, verificou-se inclusive substituição de funcionários/as por amigos da gerência e à não contratação de um candidato por motivações religiosas. Diante do exposto, ficou constatado que a Software Developer necessitava de complexa auditoria para indicações, apontamentos e direcionamentos sobre os problemas de cunho gerencial. Assim sendo, propuseram-se mudanças de melhorias nos quesitos de ética, investimento em tecnologia e cultura da empresa, visando restabelecer a qualidade dos processos e de trabalho e vida dos/as funcionários/as. Disso se trata este trabalho, uma consultoria, em termos de avaliação externa, com o propósito de oferecer soluções para os problemas e demandas identificados na empresa, visando o custo-benefício e desenvolvimento sustentável da mesma.
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS Análise geral e problemas encontrados O servidor de banco de dados é sempre uma parte crítica de qualquer ambiente, onde o mesmo tem que ser estável, confiável e ter disponibilidade. Quando se trabalha com diversas aplicações, tais como Web e desktop, é imprescindível separarmos estas aplicações dos bancos, mantendo-os em servidores distintos. O DBA já vinha alertando sobre questões relacionadas ao servidor de banco de dados, deixando claro que se não fosse tomada uma medida corretiva o mesmo poderia parar de funcionar em alguns meses; causando maiores custos à empresa. Ademais, foram observados problemas com: a criação do ambiente de teste e compatibilidade com o ambiente de produção; e modelagem de dados, com a ausência de index e dados desnecessários, os quais já poderiam ter sido removidos através de purge (técnica de limpeza). Apesar disso, o gestor de TI preferiu investir na troca de laptops e smartphones dos/as gerentes, desconsiderando as reais necessidades do servidor de banco de dados e a troca de hardware compatível com o ambiente de produção.
...