A Gestão Estratégica
Por: cesouza0018 • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica
Data: 01/11/2013
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.
Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.
a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)
- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.
- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.
- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.
Resposta:
Segundo o autor do texto indicado, Robin Alves Pagano o Pensamento e o Planejamento Estratégico não são opções distintas, não se deve optar por uma única escola de formulação de estratégias em detrimento de outra, pois a junção das duas ampliam a competitividade da organização para assim se maximizar os resultados.
Na opinião Pagano, o Planejamento Estratégico é muito importante para empresa, pois ele propicia um detalhamento dos seus objetivos e metas de médio e curto prazo, e ao contrário do que alguns pensão, não são decisões tomadas, que não podem ser reversíveis, tem que se ter sempre um plano de ação para a resolução de acontecimentos e situações inesperadas.
Já o Pensamento Estratégico também é importante, pois ele tem em si o poder de criatividade, intuição e é capaz de se adequar mais facilmente as mudanças de cenários. Mas em contrapartida, ao confiar demasiadamente em sua capacidade de provocar as mudanças organizacionais com vista à realização da estratégia, pode correr o risco de se ter processos muito demorados, e a empresa se especializar em “apagar incêndios”.
Segundo o escritor e consultor Mário Persona, o profissional ou a empresa que fizer apenas um Planejamento Estratégico dos seus objetivos, está fadado ao fracasso, levando em conta o mundo extremamente dinâmico em que vivemos hoje. É necessário estar sempre atento ao mercado, empresa e profissionais prontos para novas tomadas de decisões. Planejamento leva em consideração dados que foram coletados do passado ou no máximo de um presente imediato.
Para Persona, o Pensamento Estratégico é o mais importante atualmente, e três coisas são fundamentais para que profissionais e empresa consigam se sobressair diante de novas oportunidades: Detectar; Analisar e Atender.
Segundo o autor Luiz Eduardo Gasparetto, o Pensamento Estratégico pensa apenas no hoje e no amanhã da empresa, este só define para onde a empresa vai, mas não como chegar lá. Aí que entra o Planejamento, para traçar os planos e as metas.
Na opinião de Gasparetto, depois de viver um período de ascensão, sendo uma atividade importante nas organizações, o Planejamento Estratégico viveu um período de ostracismo, devido a alta da inflação, era impossível fazer um planejamento mesmo a curto prazo, praticamente inútil, devido as tantas variáveis e rápidas mudanças de cenário, se tornava um processo obsoleto. Assim se fazendo necessário sempre um Pensamento Estratégico. Mas com a volta da estabilização financeira e o controle da inflação, o Planejamento voltou a ser uma fundamental ferramenta para definir os rumos da empresa.
Já o nosso livro de estudos pondera o quão importante é o Planejamento Estratégico, mas ressalta que não se deve abrir mão de planos adaptativos e contingenciais, ou seja, nunca podemos abrir mão do Pensamento Estratégico.
Após toda essa pesquisa, concluo que praticamente todos são unanimes quanto ao uso do Planejamento e Pensamento Estratégicos, não podendo jamais abdicar de um ou outro, uma empresa que quer se manter sólida e competitiva precisa ter estas duas formas de administração no “sangue”.
b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)
- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.
- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.
- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.
- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.
Resposta:
Tentarei expor de uma maneira breve o que é e para que serve o Planejamento e o Pensamento Estratégico, levando em consideração as opiniões de Robin Alves Pagano, Mário Persona e Luiz Eduardo Gaspareto.
O Planejamento Estratégico trata-se de uma análise do ambiente corporativo, levando-se em consideração os seus aspectos internos e externos, traçando objetivos e metas para curto, médio e longo prazo, sempre com planos de ação e contingência, pois este Planejamento tão formal, não pode ser tão rígido, deve haver uma flexibilidade no plano de ação.
...