A Governança Significa Administrar
Por: Karina de jesus • 16/10/2018 • Trabalho acadêmico • 931 Palavras (4 Páginas) • 164 Visualizações
Governança significa administrar e gerenciar recursos. Seu objetivo é recuperar e garantir a confiabilidade em determinada empresa, elaborar e planejar estratégias capazes de dar vantagens competitivas. A confiança é o mais importante para uma empresa.
Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração Diretoria e órgãos de controle. Visa recuperar e garantir a confiabilidade das Corporações, buscando elaborar e planejar estratégias capazes de dar vantagens competitivas e atingir metas e objetivos.
Alguns dos benefícios da Governança Corporativa:
- Recursos otimizados;
- Desenvolvimento econômico sustentável;
- Minimizar os riscos;
- Acompanhamento de métricas;
- Evita fracassos (abuso de poder, fraudes etc...);
Princípios básicos de governança de tecnologia da informação:
- Transparência - todos os processos têm que ser abertos.
- Equidade - todos tem que ser tratados por igual, tratamento justo para todos.
- Prestação de contas - os agentes devem prestar contas e assumir as consequências de suas atos e omissões.
- Responsabilidade corporativa - deve-se zelar pela viabilidade das organizações.
Os princípios básicos são aplicados em grandes entidades privadas, principalmente a responsabilidade, assim elas se mantêm ativas e crescem no mercado.
No Brasil, existe um órgão que é a principal referência, se tratando de governança corporativa. O IBGC atua desde 1995 contribuindo para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade.
Estratégia de Alinhamento da Tecnologia da Informação
Segundo o ITGI, Governança de TI é de responsabilidade dos executivos e da alta direção, que consiste em garantir que a área de Tecnologia da Informação (TI) da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização.
A Governança de TI além de transmitir transparência e segurança nas informações e nos processos, visa promover o alinhamento entre estratégias e operações da área de TI e de negócios, auxiliando as Organizações a minimizar custos e retrabalhos e maximizar seus lucros. Com finalidade de ser mais ágeis que a concorrência, maximizar a eficiência dos seus processos, garantindo que todas as normas sejam cumpridas.
Processo de decisão na Governança de TI
A Governança de TI tem como foco o aumento de valor para o negócio e para isso é necessário cumprir seus principais objetivos que são: o gerenciamento, o controle e a qualidade dos processos.
É extremamente importante que se pratique controle de risco e ações estratégicas por toda a gestão da organização, visando seus objetivos para levantar e resolver os requisitos da organização com eficiência e eficácia, trazendo assim soluções e ações de melhorias para o negócio.
Para que a Governança da TI alcance todos os setores e sub-setores da organização se faz necessário a utilização Estruturas Formais de Integração e Processos Formais de Integração. Mas o que é Integração na prática? Trata-se do instante em se exerce a tomada de decisões da TI, e, isso envolvendo as áreas administrativas de toda organização estabelecendo assim a integração.
A norma NBR ISO/IEC 38500(2009), oferece princípios para orientar os dirigentes das organizações (incluindo proprietários, membros do conselho de administração, diretores, parceiros, executivos seniores ou similares) sobre o uso eficaz, eficiente e aceitável da TI. E os principais princípios são, Responsabilidade, Estratégia, Aquisição, Analise e Medição dos Processos, Desempenho, Conformidade e Comportamento Humano.
...