A IMPORTÂNCIA DAS MATRIZES
Por: Juliano.m18 • 24/10/2017 • Artigo • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 4.674 Visualizações
IMPORTÂNCIA DAS MATRIZES
Juliano Machado
Prof. Luiz F. Cipriano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD0561) – Álgebra Linear
05/08/08
RESUMO
Este trabalho mostra que o estudo das matrizes é muito curioso e interessante, este estudo da suporte a várias coisas que precisamos no dia a dia como um exame, e até para o nosso bem estar e lazer, como ver um filme no cinema. Deixar a matemática de lado é uma coisa muito errada, pois não se trata de uma matéria que é difícil e que você usa apenas para o vestibular. O estudo das matrizes dentro da matemática é de grande importância, e neste trabalho é abordado um pouco da utilização dessa matéria e um pouco do seu surgimento, pois se trata de uma matéria que é recente, mas de grande aplicação.
Palavras-chave: Matrizes; Comandos; Tomografia.
1 INTRODUÇÃO
A boa formação de um aluno começa em casa, com a sua família, buscando fazer dele um ser civilizado. E a escola entra nesse processo para complementar esta formação. É a partir dos conhecimentos adquiridos na escola que o aluno se prepara para a vida.
Por isso, todas as matérias são de grande importância, e no caso da matemática não é diferente, uma matéria que tem muita importância é matriz. É de grande importância o estudo das matrizes dentro da sala de aula, matriz não é uma matéria que se resume apenas em, estudá-la para passar numa prova de vestibular, é importante para a vida.
E através dessa idéia é que abordo a empregabilidade das matrizes. O estudo de matrizes nos ajuda a entender gráficos de jornais e revistas, nos ajuda também a resolver probleminhas de nosso cotidiano de uma forma mais confortável e prática, e ainda nos ajuda a entender o funcionamento de muitas coisas que vemos no nosso dia a dia e nem nos damos conta do que existe por detrás, desde um simples cálculo de uma tabela de campeonato brasileiro que pode ser feito com matriz, até um complexo exame de tomografia computadorizada.
2 ORIGEM DAS MATRIZES
Para entendermos como empregar as matrizes temos que entender um pouco de sua origem. Possivelmente os chineses tenham descoberto o primeiro método para se resolver sistemas de equações lineares, por volta do (século III a.C), pois usavam uma calculadora que consistia em um tabuleiro quadriculado e um conjunto de barras que podiam ser de bambu ou marfim, que representavam os números. Naquela época esse era o método para a resolução de sistemas lineares. Esse método se assemelha muito com o da eliminação por escalonamento, que usamos atualmente. Os determinantes só foram ser usados mais de dois milênios depois, somente no (século XVII d.C). (CIPRIANO, 2007).
Somente no (século XIX d.C) que as matrizes entraram em cena, através do matemático Arthur Cayley, Cayley desenvolveu um novo jeito de lidar com operações algébricas que não fossem comutativas, o que antes era impossível, sendo assim resolveu o que antes era uma limitação muito grande. (CIPRIANO, 2007)
3 APLICAÇÃO DAS MATRIZES
Muitas das coisas que presenciamos todos os dias utilizam as matrizes para o seu funcionamento, e que passam despercebidos por nós, a utilização do mesmo e sua complexidade. Alguma vez você já parou para pensar e se perguntou: como que funciona? Ou por que funciona assim? Há tantas coisas que não vemos, mas, que são muito interessantes, como o simples funcionamento de um filme no cinema, ou então um exame de tomografia computadorizada. São coisas que utilizam das matrizes e dos sistemas lineares para o seu funcionamento, e que sem o suporte dos mesmos seria muito limitado usar dessas tecnologias. Mas, muitas vezes não temos o interesse em saber do seu funcionamento, mas é uma curiosidade bem legal de saciar.
3.1 APLICAÇÕES NO CINEMA
Ver um filme no cinema é muito mais complexo do que imaginamos, não se trata apenas de sentar lá e assistir, ou do operante por o filme a rodar. Os comandos para a exibição de filmes naquela grande tela de cinema são dados através de matrizes
...