A Identificar As Partes Envolvidas Na Decisão
Por: Everton Brito • 24/11/2023 • Trabalho acadêmico • 488 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
- Identificar as partes envolvidas na decisão
A primeira decisão estratégica, seria entender as necessidades e o que buscam os alunos da área de saúde, quando estão procurando uma empresa de educação. Entender se a empresa está passando por dificuldades na qualidade dos cursos ou esteja perdendo alunos para concorrência. Conversar com os colaboradores e desenvolver uma estratégia com os dados apurados, avaliando os pontos positivos e negativos para a tomada de decisão.
- Listar as alternativas
O principal objetivo do desenvolvimento de alternativas é tomar a melhor decisão possível entre as várias possibilidades disponíveis. Por exemplo, pode ser que a empresa precise investir em tecnologia para melhorar a qualidade dos cursos, ou pode ser que seja necessário contratar mais instrutores. Você deve gerar pelo menos duas ou três alternativas para poder compará-las mais tarde.
Nesse momento o brainstorming é a ferramenta ideal para gerar engajamento de todos envolvidos no processo. Onde diferentes ideias e estratégias são sugeridas com outros pontos de vista. Sendo diluído o risco de uma complexa decisão ser tomada por uma única pessoa.
- Definir os principais critérios
Depois de identificar os critérios, você precisa estabelecer pesos para cada um deles. Isso significa que você precisa decidir quão importante cada critério é em relação aos outros. Entendendo a situação de que não se possui um público no banco de dados para a venda do curso, seria importante ter como critério realizar pesquisas externas e orçamentos sobre aquisição de produtos ou serviços de marketing para ajudar na tomada de decisão.
- Avaliar as alternativas com relação aos critérios
É importante após estarmos com os critérios definidos, avaliar a ação mais adequada dentre as alternativas para encontrar a que tem um potencial maior para alcançarmos o objetivo. Isso pode ser feito usando uma tabela ou matriz de decisão, que permite comparar as alternativas em relação aos critérios e pesos estabelecidos.
- Determinar o grau de importância dos critérios e fazer a sua priorização
Baseando-se em valores e critérios da situação a ser resolvida podemos colocar em ordem de prioridade as alternativas, podendo também combinar duas ou mais alternativas como solução final, tomando como foco o melhor caminho a ser tomado.
- Escolher a melhor alternativa
Esse é momento que vamos implementar a alternativa escolhida, onde dentre os caminhos possíveis iremos seguir um deles e excluir os demais, essa escolha pode ser uma alternativa simples ou composta, traçando os possíveis cenários para cada uma das opções discutidas. Isso pode envolver um processo de negociação e compromisso, especialmente se houver várias pessoas envolvidas na tomada de decisão.
- Realizar uma análise de sensibilidade
Avaliando o resultado de acordo com os procedimentos adotados para a realização do curso técnico, tentando entender o efeito de cada variável irá produzir no final do processo. Neste momento o gestor analisa o quadro de escolhas se excluindo do processo, verificando se há alguma influência particular
...