A Importância da Informação Contábil
Por: Adrielle Ferreira • 1/7/2018 • Seminário • 2.425 Palavras (10 Páginas) • 158 Visualizações
FALS
Faculdade do Litoral Sul Paulista
A Importância da Informação Contábil
1ºA - Administração
Praia Grande
2007
Índice
I – Introdução...................................................................................................03
II – Conteúdo
- A Administração e a Contabilidade......................................................04
- A Contabilidade e o Terceiro Setor......................................................04
- A Informação Contábil
- O Sistema de Informação................................................................05
- A Escrituração Contábil..................................................................05
III – Conclusão.................................................................................................08
IV – Bibliografia..............................................................................................09
I – Introdução
Atualmente, com o mundo competitivo que vemos, o sucesso ou até mesmo a sobrevivência de uma empresa é determinado pela adequação de novos paradigmas que auxiliem na gestão, instituindo-se assim maior dinamismo, agilidade e flexibilidade as tomadas de decisões. Como um dos principais auxiliares, temos a base informacional de grande parte das empresas.
Sendo assim, a tecnologia da informação da Contabilidade, deixa de ter como principal objetivo a preocupação “técnica” e passa a ter âmbito estratégico, sendo um dos grandes determinantes da prosperidade de uma entidade.
II – Conteúdo
1. A Administração e a Contabilidade
Em todos os campos e áreas do mercado de trabalho existem lançamentos contábeis uns mais, outros menos complicados, onde a contabilidade desempenha papel fundamental para que uma entidade alcance o sucesso ou insucesso de acordo com a maneira em que as informações por ela dadas são “utilizadas”.
Atualmente, com o aumento da competição mercadológica e a complexidade do gerenciamento, a elaboração da estratégia empresarial se torna uma tarefa extremamente difícil.
Tendo em vista tudo isso, o uso de uma “ferramenta” eficiente, a qual gere informações integradas é imprescindível, o que possibilita os gestores de estarem inteirados da real situação com que estão lidando, todas as etapas e processos das atividades organizacionais. Sendo assim a Contabilidade (com suas informações precisas e essenciais) “surge” suprindo essas necessidades e amparando as decisões das organizações. Antes vista apenas como um “banco de dados”, que englobava informações sobre todos os eventos econômicos e empresariais, mesurados por medidas físicas e monetários, hoje gera informações também sobre os acontecimentos planejados, “onde devem ser” os futuros investimentos, tornando-se o único sistema de informação que atribui “valor a tudo”.
A partir de apurações dos resultados, começando pelos eventuais prejuízos e depois os “lucros”, através dessas análises das operações com resultado negativo descobrem-se praticamente todas as ações operacionais e administrativas praticadas no sistema financeiro. Sendo assim, baseado nessas informações pode-se ter a análise do desempenho, transparência das informações e possibilita o planejamento em novos investimentos. Tudo passa a ser registrado obedecendo a princípios e normas estabelecidas pelos órgãos competentes, o que reforça a credibilidade da organização.
2. A Contabilidade e o Terceiro Setor
Com a notável “incapacidade” do Estado, as entidades que englobam o Terceiro Setor têm estado cada vez mais em evidência, e através de inúmeras instituições tem tentado solucionar parte da demanda dos problemas sociais.
O Primeiro Setor é o Estado (responsável pelas questões sociais), já o Segundo Setor é o Mercado (responsável pelas questões individuais), ambos com normas próprias. Por fim o Terceiro Setor, toda instituição que trabalha em prol da sociedade, sem fins lucrativos e não-governamental.
Compõem esse Terceiro Setor, associações civis, entidades assistenciais e as instituições como fundações, empresas e institutos, criadas a partir das empresas privadas, que formam o seguimento conhecido como filantropia empresarial.
Por serem sem fins lucrativos, os responsáveis legais não podem sequer receber qualquer tipo de remuneração, ou seja, o capital acumulado por ela não pode se converter no patrimônio de seus executivos. Por esse motivo, as entidades sociais no Brasil, estão sempre cercadas de desconfiança, volta e meia uma entidade é denunciada como portadora de recursos obtidos de forma escusa.
Todas essas entidades devem ser analisadas e administradas com seriedade, como qualquer outra instituição. Nesse sentido, a Contabilidade, por ser um sistema de informação formal e estruturado que consolida não só a veracidade da origem dos recursos e a forma como eles foram aplicados, como evidencia o aspecto da transparência.
3. A Informação Contábil
3.1 O Sistema de Informação
Cada vez mais, há a preocupação dos gestores com a qualidade e a precisão da informação, o que tem levado os estudiosos ao aperfeiçoamento “constante” dos processos e mecanismos contábeis, que atualmente se apresentam de uma forma bem mais complexa, utilizando a tecnologia a seu favor. Uma influência decisiva, já que atinge a forma como as companhias se organizam, operam e concorrem com as outras.
...