A Influência do Ensino na Experiência do Usuário
Por: katlhen • 13/6/2018 • Artigo • 4.773 Palavras (20 Páginas) • 132 Visualizações
A Influência do Ensino na Experiência do Usuário: Avaliação de Acessibilidade e Usabilidade em Plataformas Móveis Utilizadas por Pessoas de Baixo Letramento
Katlhen Santos Maciel
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM) Universidade Federal Amazonas, Itacoatiara, Brazil.
Rua Nossa Senhora do Rosário, Tiradentes - Itacoatiara, AM, 69103 128 - Brasil
+55 92 99197-2149
katlhensantossi@gmail.com
Priscila Silva Fernandes
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM) Universidade Federal Amazonas, Itacoatiara, Brazil.
Rua Nossa Senhora do Rosário, Tiradentes - Itacoatiara, AM, 69103 128 - Brasil
+55 92 98162-2099
pry.bila@gmail.com
Bruno Araújo Bonifacio
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM) Universidade Federal Amazonas, Itacoatiara, Brazil.
Rua Nossa Senhora do Rosário, Tiradentes - Itacoatiara, AM, 69103 128 - Brasil
+55 92 98215-8009
brunobonni@gmail.com
ABSTRACT
- Mobile technology has grown gradually and has been used by several people. Although widely used, there are still challenges for standardization. Although some users have easy to use mobile platforms, research shows that some groups still have difficulties such as the elderly and functionally illiterate. The aim of this study is to increase the quality of mobile devices when used by people with low literacy through accessibility and usability evaluations in Android and iOS devices. This study generated suggestions regarding the accessibility and usability of these devices, and recommendations to developers focusing on low-literacy people.
RESUMO
- A tecnologia móvel tem crescido gradualmente e vem sendo utilizada por diversas pessoas. Apesar de bastante utilizadas, ainda existem desafios para sua padronização. Embora alguns usuários tenham facilidade em utilizar plataformas móveis, pesquisas mostram que alguns grupos, como idosos e analfabetos funcionais, ainda possuem dificuldades ao interagir com esses sistemas. O objetivo desta pesquisa é aumentar a qualidade de dispositivos móveis quando utilizadas por pessoas de baixo letramento por meio de avaliações de acessibilidade e usabilidade nos dispositivos Android e iOS. Os resultados do estudo experimental realizado mostram sugestões relacionadas à acessibilidade e usabilidade desses dispositivos, e recomendações aos desenvolvedores com foco em pessoas de baixo letramento.
Categories and Subject Descriptors
D.3.3 [Programming Languages]: Language Constructs and Features – abstract data types, polymorphism, control structures. This is just an example, please use the correct category and subject descriptors for your submission. The ACM Computing Classification Scheme: http://www.acm.org/about/class/2012
General Terms
Your general terms must be any of the following 16 designated terms: Algorithms, Management, Measurement, Documentation, Performance, Design, Economics, Reliability, Experimentation, Security, Human Factors, Standardization, Languages, Theory, Legal Aspects, Verification.
Keywords
Permission to make digital or hard copies of all or part of this work for personal or classroom use is granted without fee provided that copies are not made or distributed for profit or commercial advantage and that copies bear this notice and the full citation on the first page. To copy otherwise, or republish, to post on servers or to redistribute to lists, requires prior specific permission and/or a fee.
Conference’10, Month 1–2, 2010, City, State, Country.
Copyright 2010 ACM 1-58113-000-0/00/0010 …$15.00.
Acessibilidae, Usabilidade, Baixo Letramento, Ensino.
- INTRODUÇÃO
O uso amplo das tecnologias móveis tem crescido gradativamente. Essas tecnologias vêm sendo utilizadas por diversas classes sociais e faixa etária [1]. No contexto móvel, o mercado disponibiliza diversos produtos, como smartphones, tablets e smartwatches. Esses dispositivos foram evoluindo com o surgimento de novos recursos tecnológicos, substituindo os celulares com funcionalidades básicas. Os modelos com maior utilização são os que possuem a tecnologia touchscreen. Alguns aparelhos possuem as funcionalidades que inclui acesso a internet, uso de aplicativos, acesso a entretenimento e informações em tempo real. Embora os usuários jovens tenham mais facilidade, pesquisas mostram que alguns grupos ainda possuem dificuldades na utilização dessas plataformas, como os idosos e analfabetos funcionais [2][ 3]. De acordo com o [4], para que uma pessoa seja classificada como analfabeto funcional, precisa possuir faixa etária a partir de 15 anos e ter cursado menos de quatro anos completos de estudo (i.e. não concluir a quarta série). As pessoas pertencentes ao grupo de analfabetos funcionais (baixo letramento) possuem limitações em algumas atividades como a leitura e a escrita.
Ainda existem muitos desafios para a padronização das plataformas móveis. Apesar da evolução das plataformas, usuários ainda vivenciam dificuldades de uso ao trocar de plataforma. Neste contexto, existem muitos desafios para padronização das plataformas móveis. Apesar desses desafios, existem também algumas limitações, na adequação das aplicações móveis para os usuários em termos de acessibilidade e usabilidade [12].
Um aspecto importante para a inclusão de usuários com baixo letramento está relacionado à acessibilidade e usabilidade de dispositivos e sistemas operacionais móveis. Segundo [5] acessibilidade está relacionada com a capacidade de o usuário acessar o sistema para interagir com ele, sem que a interface imponha obstáculo. Segundo a norma ISO/IEC 9126-1 [7], usabilidade é a capacidade que o software tem de ser entendido, usado e aprendido, e como ele pode agradar ao usuário sob tarefas e condições específicas.
Para que seja desenvolvida uma interface realmente acessível a este público é preciso criar interfaces com adaptações, que sejam condizentes com suas habilidades computacionais [21]. De acordo com [22], ainda existe falta de consenso em relação ao conceito de acessibilidade. [23] afirma que o conceito de usabilidade e acessibilidade estão fortemente ligados.
Para fins de praticidade, neste trabalho foram adotados os seguintes padrões: quando um defeito afeta pessoas sem limitações (tais como pessoas jovens e adultos letrados), foi relacionado o conceito de usabilidade; quando um defeito afeta somente pessoas com alguma limitação (neste caso pessoas com baixo letramento), o conceito relacionado foi de acessibilidade.
...