TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA

Por:   •  1/6/2018  •  Dissertação  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO E PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA

 

 

 

 

ANNA CARLA SABINO DE PINTO

 

 

 

 [pic 1]

Atividade de portfólio 6

Texto sobre outras formas de abordar os conteúdos desta disciplina. Filmes (cinema, internet ou documentários), simulações, experimentos em laboratório (com infraestrutura apropriada) ou em sala (com materiais de baixo custo). Compare estas (ou outras que achem eficientes) relatando vantagens e desvantagens.

A tecnologia vem dando um grande impacto na vida das pessoas, boa parte da comunicação se faz por meio dela, além de fazerem uso constante da mesma. Ela é um facilitador de aprendizagem e grande aliada para os estudos, algumas são de fácil acesso e manipulação, além de trazer benefícios para o aprendizado como o uso de computadores para auxiliar no aprendizado do aluno quando na melhoria da aula para o professor. Todos esses dispositivos tecnológicos trazem grandes benefícios para educação tanto dentro de sala de aula, em laboratórios de informáticas, quanto pra seu uso no dia a dia. Na disciplina de física alguns conteúdos são difíceis de explicar e ilustrar em sala de aula, porém com o auxilio dessas tecnologias assuntos como reação química, leis e princípios físicos ficam mais fáceis de exemplificar, melhorando a metodologia de ensino do professor quanto o aprendizado do aluno.

O aprendizado fica mais concreto e envolvente trazendo para dentro de sala de aula todas essas inovações e permitem uma variedade de formas de usar a tecnologia no ambiente escolar, o uso dessas tecnologias na sala de aula são usadas a favor da aprendizagem e aguça a percepção dos alunos. O aluno quando faz o uso dessas ferramentas tecnológicas como um computador ou tablete, fica mais fácil localizar suas anotações para os estudos, quando a sala de aula se torna atrativa e com conteúdos envolventes a evasão escolar pode até diminuir. Essas tecnologias atendem a todos os tipos de aluno, até mesmo os que possuem alguma necessidade especial. Nesse novo cenário educacional a Física vem ganhando um reconhecível espaço em meio ao uso dessas inovações tecnológicas, como ela estuda a natureza descrevendo os fenômenos que nela ocorre, assim o professor ao usar as tecnologias em sala de aula pode remeter como um simples aplicativo  usado para ajudar a construir o conhecimento do aluno.

O importante, nessa perspectiva, não é o montante de conhecimento adquirido pelo sujeito, mas é fazer com que esses conhecimentos sejam base para novas e futuras aprendizagens, estimulando a capacidade de questionar-se, reagir e transformar a realidade. “Significa a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.” (BECKER, 1992, p.89). Desta forma percebe-se a importância da inserção da tecnologia dentro de sala de aula para ajudar no desenvolvimento do aluno e sua capacidade de aprendizado.

“Se as Novas Tecnologias não implicam novas práticas pedagógicas nem vice-versa, aparentemente poderíamos dizer que não há relação entre essas duas instâncias.” (REZENDE, 2002, p.2). Mesmo com o uso dessas tecnologias se o professor não estiver capacitado para inserir esse novo método em sua sala de aula fica difícil pra ele repassar ao aluno o que ele pretende dentro da sala de aula, sem falar da falta de estrutura de muitas escolas que não possuem aparatos suficientes para que haja uma boa interação entre aluno e os dispositivos tecnológicos. Sabe-se que essas tecnologias servem de base e apoio para o aprendizado não são únicas para o desenvolvimento do conhecimento do aluno. Pode-se fazer o uso de internet, televisão e o vídeo como recursos, fazendo com que o aluno entre em contato com as problemáticas, para que haja interesse pelo novo conteúdo ou para que tenha outras perspectivas de um tema que esta ou que já foi  abordado. Na disciplina de Física podemos utilizar todos esses aparatos tecnológicos na aquisição de dados, simulação de acontecimentos do dia a dia, acesso à internet, construção de experimentos e visualização de vídeos, tudo isso permite a diversificação de estratégias no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com