A Programação Estruturada
Por: ThaTiago • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.650 Palavras (7 Páginas) • 242 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
OSASCO
TECNOLOGIA REDES DE COMPUTADORES
ANDERSON PAGANINI MARTINS RA. 8634282654
CLAUDINEI SARTORI RA. 8492208704
GUSTAVO DE AQUINO NOGUEIRA RA. 8483158589
MATHEUS ALMEIDA TIAGO RA. 8484180203
RAFAELA MONTEIRO RA. 8412128937
ATPS ETAPAS 1 E 2 – Programação Estruturada
OSASCO
2015
ANDERSON PAGANINI MARTINS RA. 8634282654
CLAUDINEI SARTORI RA. 8492208704
GUSTAVO DE AQUINO NOGUEIRA RA. 8483158589
MATHEUS ALMEIDA TIAGO RA. 8484180203
RAFAELA MONTEIRO RA. 8412128937
ATPS ETAPAS 1 E 2 – Programação Estruturada
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Programação Estruturada, da Faculdade de Rede de Computadores da Anhanguera Educacional, ministrado pelo professor Bruno Paulo Ribeiro Darigo.
OSASCO
2015
RESUMO
Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e repetição. Nesta parte da ATPS (Atividades Praticas Supervisionadas), foi proposto aos alunos que conheçam os softwares abaixo, responda a algumas questões e fazer uma analise pessoal sobre os softwares Code::Blocks e o WingMerge. A proposta desta pesquisa é inserir o aluno no mundo da programação, para que os mesmos já tenham suas primeiras experiências. Sendo assim o aluno passa a conhecer melhor softwares que com o passar dos anos vão estar cada dia mais presente em seu dia a dia. São softwares básicos e simples, porem necessário ao aprendizado de certos contextos, que só se tornam mais claros com a prática. Como por exemplo, os pontos positivos e negativos dos programas.
SUMÁRIO
1 . ETAPA 1.......................................................................................................04
- PASSO 1: PESQUISA SOBRE CODE: BLOCKS.................................04
1.2. PASSO 2....................................................................................................07
2. ETAPA 2.......................................................................................................07
2.1. PASSO 01..................................................................................................07
2.2. PASSO 02..................................................................................................07
2.3 PASSO 03...................................................................................................07
3. CONCLUSÃO................................................................................................09
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................10
1. ETAPA 1
1.1 PASSO 1: PESQUISA SOBRE CODE: BLOCKS
A) Qual benefício vocês encontram no fato da IDE Code::Blocks ser um software distribuído segundo a licença GPL v3.0?
R: Os benefícios gerados pela licença GLP v3.0 para o CODE::Blocks são inúmeros. Por ser uma licença pública torna-o gratuito onde qualquer pessoal pode ter acesso. Outro beneficio da licença GLP para o software é que ele pode ser aperfeiçoado e adaptado conforme sua necessidade e sem nenhuma restrição, pois o utilizador tem acesso ao seu código fonte. Outro beneficio não menos importante é que o software também pode ser redistribuído com suas atualizações e alterações que foram feitas em seu código fonte.
B) Qual benefício vocês podem relatar a partir do fato de que a IDE Code::Blocks é um software CrossPlataform, ou seja, este software funciona com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac?
R: O grande beneficio do IDE Code::Blocks ser um software Cross Plataform é que ele pode ser utilizado nos principais sistemas operacionais atuais ( Windows, Linux e Mac), pois os softwares Cross Plataform são flexíveis e funcionam em até três sistemas operacionais diferentes.
C) Faça uma avaliação geral do site do Code::Blocks. Você considera um bom site? Ele atendeu às suas necessidades iniciais de acesso e entendimento do Code::Blocks?
R: Um site muito agradável e com respostas muito esclarecedoras, embora seja todo em inglês, mas com as ferramentas de tradução da web, facilitou muito. Deu para perceberque os desenvolvedores do site tiveram uma grande preocupação em esclarecer do que se trata o Code Blocks.
4
Na página principal do lado esquerdo, tem todas as ferramentas de navegação para tirar diversos tipos de duvidas para usuários já experientes, e usuários iniciantes como nós.
Encontrei fortes pontos positivos e negativos no site.
Pontos Positivos: Site leve e autoexplicativo com tópicos e menus explicando sobre suas funcionalidades. Atende facilmente as necessidades de acesso. Contem fóruns e menus.
Pontos Negativos: Site totalmente em inglês, no mínimo deveria haver um conversor de idiomas. Download de difícil entendimento.
D) Quais compiladores C e C++ são compatíveis com o Code::Blocks? Veja que o GCC é apenas um dos compiladores disponíveis. De fato, esse compilador vem junto com a instalação do Code::Blocks. Que vantagens você acredita existirem numa IDE que pode utilizar vários tipos de Compiladores? Associe sua resposta com a resposta do item b.
R: Os compiliadores compatíveis são:
* GCC do GNU (incl. G77) (linux)
* GCC de MinGW (incl. G77) (Win32)
* GCC MSP430 (Win32, linux, DEB)
* GCC de TriCore (Win32, linux)
* GCC de PowerPC (Win32, linux)
* GCC de Apple (Xcode) (Mac OS X)
* Conjunto de ferramentas 2003 de Microsoft Visual C++ (Win32)
* Microsoft Visual C++ 2005 (Win32)
* Compilador 5.5 de C++ de Borland (Win32)
* DigitalMars C/C++ (Win32)
* OpenWatcom (Win32)
* Compilador de Intel C++ (Win32)
* Compilador C pequeno do dispositivo (SDCC)
* Digitas Marte D
* Compilador de GDC D
* Compilador de LLVM D.
5
...