A Qualidade de Software
Por: Gustavohms • 12/12/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 408 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Com a propagação da população e o aumento da necessidade de se ter cada vez mais informações precisas rápidas e de fontes seguras, a área da gestão da informação ganha um papel crucial para o repasse e análise da mesma, fazendo com que o usuário da informação possa usá-la de diversas maneiras.
Para que o sistema que vá fazer o processamento dos dados e convertê-los em informações funcione de maneira correta e eficiente, tem se instruções para se seguir durante a criação da ferramenta para que o sistema se torne utilizável, seguro e estável.
Dentro da qualidade de software tem-se aspectos importantes que devem ser seguidos pelo projetista para que o produto final atenda as necessidades do cliente dentro deles podemos citas:
Requisitos de Software: A partir de reuniões, conversas, análises , questionários e etc, o projetista consegue abstrair a idéia de software de seu cliente, e ao mesmo tempo usando de sua experiência enxergar se realmente aquele software que o cliente imaginou atenderia ao seu problema.
Padrões: De acordo com o tamanho do projeto em questão, seria alocado um time para execução da tarefa, e a definição de padrões seria uma forma de orientar a todos participantes de como o desenvolvimento iria acontecer assim criando um projeto uniforme.
Requisitos Implícitos: Geralmente envolve aqueles requisitos necessários, e que não são ditos de forma clara na análise com o cliente, mas que devem ser subentendidos pelo desenvolvedor.
Acima menciono características primordiais para que a qualidade de software seja alcançada, no que cabe ao desenvolvimento tem outras características que devem ser levadas em conta como:
Funcionalidade: Se realmente aquela função, ou aquela página tem um sentido, se realmente o usuário vai em busca em dela.
Confiabilidade: O sistema deve ser projetado para não falhar mesmo que o usuário tente, funções que possam corromper o sistema ou até mesmo arquivos já feitos pelo usuário devem ser bloqueados para que o mesmo não as use.
Manutenibilidade: Ao se criar um software deve-se pensar que o mesmo pode receber modificações ou por algum outro fator, pode vir a falhar e necessitar de manutenção.
Portabilidade: O desenvolvedor tem de estar preparado para vários cenários, clientes preferem windows já outros linux, algumas empresas adotaram o sistema android em seus tablets, o seu software deve se adequar ao ambiente em que o cliente trabalha.
O projetista deve se atender a todos os pontos, orientar seu cliente para as melhores decisões e seguir como o combinado com o mesmo, para que o software seja um software de qualidade.
...