A Qualidade de software
Por: Fabiana Marques Costa • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 5.578 Palavras (23 Páginas) • 246 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Teste de um sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos
Polo Rio Claro
2017 [pic 1]
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Teste de um sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos
Nome: Fabiana Marques Costa
RA: 1620190
Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Semestre: 3
Polo Rio Claro
2017
[pic 2]
“Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser.”
George Eliot
Resumo
O projeto tem como objetivo desenvolver um roteiro de testes caixa-preta para um Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos e gerar os resultados com o teste, realizar uma inspeção de usabilidade no sistema por meio da técnica de avaliação heurística, apresentando um relatório com os resultados para o Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. A universidade informou 10 casos de testes os quais serão criados roteiros específicos para cada caso, executados e geradas as evidências dos sucessos ou insucessos observados para auxiliar a DEPP na aceitação do Sistema.
Palavras-chave: Testes Caixa preta. Heurística. Usabilidade. Interface.
Abstract
The project aims to develop a script of black-box tests for a System of Formatting Academic Articles and generate the results with the test, perform a usability inspection in the system by means of the heuristic evaluation technique, presenting a report with the results For the Department of Extension, Research and Postgraduate. The university has reported 10 test cases which will create specific scripts. For each case, executed and generated the evidences of the successes or failures observed to assist the DEPP in the acceptance of the System.
Keywords: Tests Black box. Heuristic. Usability. Interface.
Sumário
1. Introdução 7
1.1. Justificativa 7
1.2. Objetivos 8
2. Fundamentação Teórica 9
3. Materiais e Métodos 11
4. Resultados 14
5. Considerações Finais 32
6. Bibliografia 34
1. Introdução
O projeto consiste em testar e fazer uma inspeção de usabilidade em um sistema pré-existente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, com o objetivo de verificar sua correção em relação ao comportamento esperado e usabilidade.
O Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) da Universidade “A” contratou a Empresa “z” para o desenvolvimento de um sistema para ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para publicação em congressos e revistas científicas da universidade.
A solicitação do DEPP à empresa contratada foi para desenvolver um sistema que atendesse como principal função formatar os artigos acadêmicos que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e às revistas científicas da universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pela DEPP, em formato PDF e se tiver até 42.000 caracteres. Para ser submetido, o artigo deverá ter duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review). Essas duas versões deverão ser geradas pelo Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos.
Cabe ao projeto avaliar e dar o aceite final no sistema em nome do DEPP, desenvolvendo e executando um roteiro de testes caixa-preta no sistema, bem como realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.
1.1. Justificativa
Em razão do DEPP precisar avaliar e dar o aceite final no sistema, mas não ter domínio das técnicas a serem aplicadas para a avaliação, é que este projeto do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas auxiliará para realizar essas atividades.
Esse projeto se destina a desenvolver dois testes. O primeiro se dará no desenvolvimento e execução de um roteiro de testes caixa-preta no sistema e o segundo em realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.
1.2. Objetivos
O presente trabalho visa apresentar um projeto focado em:
- Desenvolver e executar um roteiro de testes caixa-preta no sistema;
- Realizar uma inspeção de usabilidade por meio da técnica de avaliação heurística.
2. Fundamentação Teórica
Os testes de software estão incluídos nas etapas de verificação e validação como recurso para a garantia de qualidade do produto de software.
Para executar as atividades de verificação e validação necessitamos definir uma técnica dependendo do contexto e do tempo para a elaboração do projeto. Os testes de software são técnicas dinâmicas usadas sobre o sistema já construído, podendo ser aplicadas de forma manual ou automática.
Testar software é uma atividade introduzida no processo de desenvolvimento de software a partir da década de 80 onde houveram a elaboração de métodos formais, tornando-se uma atividade essencial ao processo de construção do produto de software.
Para entender testes de software é necessário ter clareza nos conceitos de teste e depuração. A depuração acontece na fase de programação, antes dos testes por meio de ferramentas CASE. Os testes são realizados por pessoas específicas em cada etapa da concepção do produto de software, são atividades de validação, uma equipe inteira é responsável.
...