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A Sociedade Brasileira de Computação

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.235 Palavras (17 Páginas)  •  333 Visualizações

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1 – Desafio

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma, participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de seu nível escolar.

Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.

2 – Etapa 1

Aula-tema: Apresentação de operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Atribuição. Criação de expressões aritméticas, lógicas e relacionais. Tabela Verdade. Exemplos e Exercícios. Dados e variáveis. Tipos de dados. Expressões aritméticas e lógicas e seus operadores. Apresentação de representação gráfica de algoritmos. Introdução a estrutura sequencial. Apresentação dos comandos de leitura e escrita. Exemplos. Apresentação do comando de seleção se então. Principais utilizações. Exemplos e exercícios.

Esta atividade é importante para que você desenvolva a capacidade de compreender e solucionar problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos computacionais, construindo algoritmos corretamente.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

2.1 – Passo 2

algoritmo "semnome"

// Função : Somar os números impares

// Autor : Grupo

// Data : 11/09/2014

// Seção de Declarações

var

b, cont, n, x, y : inteiro

inicio

// Seção de Comandos

escreval("digite a quantidade de casos")

leia(n)

b <- 0

enquanto n<> b faca

escreval("Digite os numeros que deseja")

leia (x, y)

cont<- 0

enquanto x < y faca

x <- x + 1

se (x < y)entao

se (x mod 2 = 1) entao

escreval ("a soma dos numeros é:", x)

cont<- cont + x

fimse

fimse

fimenquanto

b <- b+1

//escreval(" a soma dos numeros imperes é:", cont)

fimenquanto

fimalgoritmo

2.2 – Passo 3

Apresentação passo a passo da copilação do sistema.

Identificação de variável:

1.        B é o contador do tipo inteiro casos

2.        CONT é o acumulador do tipo inteiro da soma dos números impares

3.        N é o numero de casos

4.        X e Y é o numero do tipo inteiro que o usuário ira digitar

5.        X entra no looping como contador

Tabela verdade:

Usuário digitou o numero de casos?

Usuário entrou com a sequencia?

Tem numero impar na sequencia?

Resultado

V

V

V

V

V

V

F

F

V

F

V

F

F

V

V

F

Pseudo-Codigo

Variáveis

  1. Alocando espaço na memoria com as variáveis (B,CONT,N,X,Y) inteiras

Inicio

  1. Entrada de dados para a variável N
  2. A variável B começa com 0
  3. Enquanto N for diferente de B faça
  4. Entrada de dados para as variáveis X e Y
  5. A variável CONT começa com 0
  6. Enquanto X for menor que Y faça
  7. X recebe X mais 1
  8. Se X for menor q Y faça
  9. Se X dividido por 2 e der resto a 1 faça
  10. Escreva na tela “a soma dos números é:”
  11. A variável CONT recebe CONT + X
  12. Fim do SE
  13. Fim do SE
  14. Fim do FIMENQUANTO
  15. A variável B recebe B mais 1
  16. Fim do Enquanto
  17. Fim do Algoritmo

Fluxograma:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

                        

S                                        N[pic 6][pic 7]

        [pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Soma dos números Impares

...

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