ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: timerlivres • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Campus Marte (MR)
Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Estratégia em Tecnologia da Informação
Profº Roberto Maia
Márcio da Silveira RA: 1596762511
Mateus Borge de Freitas RA: 2485747167
Thiago Augusto Lima do Nascimento RA: 1413233984
Ruan Martins RA: 1581981559
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
São Paulo
2015
Índice
1 – Etapa 1
1.1 - Descrição detalhada da Empresa
1.2 - Resumo
2 - Etapa 2
2.1 - Discussão das questões apresentadas
2.2 - As Estratégias da Natura e Opções de Melhoria
3 – Referências Bibliográficas
1 – Etapa 1
1.1 - Descrição detalhada da Empresa
Natura Cosméticos S.A. – CNPJ: 071.673.990/001-77
Rodovia Régis Bitencourt, Km 293 – Itapecerica da Serra/SP – CEP: 06852-79
Segmento de atuação: Cosméticos
Tamanho: Grande Porte
Missão: Comercializar produtos que promovam o bem estar (estar bem), a relação harmoniosa do ser humano com o produto e o corpo.
Visão: Ser uma marca de expressão mundial, identificada com as pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor.
Valores: Procura manter e ser reconhecida por uma gestão socioambiental responsável, respaldada em dois pilares: a relação ética – transparente – com os vários públicos com os quais interage e a fixação de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável.
Relação da Natura com a Tecnologia: Em 2012, a empresa ingressou como representante no laboratório de pesquisa de tecnologias digitais – o Media Lab – do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Boston (EUA). Trabalhando também no Massachusetts General Hospital, referencia em estudo de pele. A Natura está sempre buscando inovações para seus produtos, e em tecnologias para aumentar a produtividade.
1.2 - Resumo
A inovação é um aspecto essencial para assegurar a sustentabilidade da Natura. Tem papel fundamental o programa de inovação aberta da Natura que busca o desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias por meio de parcerias com universidades e centro de pesquisas, no Brasil e no exterior. A empresa ainda conta com o Natura Campus, (www.natura.com.br/campus), que seria um Programa de Relacionamento com a comunidade científica com foco em ciência, tecnologia e inovação. A Natura aumentou de 450 para 550 milhões sua previsão de investimentos, parte dos recursos vai para o aprimoramento da área de tecnologia da informação. Ela mantém, ainda, um site no qual é possível realizar a compra de produtos disponíveis e encomendar com uma Consultora Natura mais próxima do solicitante. O setor da tecnologia para a Natura por mais promissor que pareça ainda não é o foco da marca, é priorizado o contato consultor e cliente. Porém, a compra online se mostrou muito eficaz e cerca de 35% das entregas são feitas em até 48 horas, com pretensão de expansão do número.
2 - Etapa 2
2.1 - Discussão das questões apresentadas
As estratégias perceptíveis que a organização utiliza são as “tecnológicas”, “legais”, “governamentais/políticas”, “fornecedora”, “cultural” e “ecológica”, apresentam características qualitativas. As informações dos tipos “demográficas” e “econômica/financeiras”, quantitativa; os tipos “social” e “concorrente” apresentam ambas e a “cliente” – que possui as características: qualitativas, quantitativas e mistas - foi a que apresentou o maior número de ocorrências, sendo considerada pelos especialistas a que mais influência na formulação de ações estratégicas da ECT.
A organização poderia melhorar sua posição competitiva utilizando sistema de informações estratégicas qualitativas, isso implicaria no aumento da sua complexidade, uma vez que deverá processar informações de diferentes meios. A agregação do conhecimento de especialistas aliado ao conhecimento explicito sobre a formulação de ações estratégicas, essa combinação tornaria possível a visão daquilo que pode ser aplicado, das situações viáveis ou convenientes. Também a capacidade de retroalimentação dinâmica, os resultados do sistema devem ser utilizados como entrada novamente, alterando a composição interna, em um ciclo contínuo e mutável. Seria necessário para esse sistema a formulação de um módulo de monitoramento ambiental, um sistema especialista que permita simular alternativas, bem como um módulo para disseminação de informações estratégicas a todos os níveis organizacionais da ECT, e um módulo de armazenamento das informações e ações estratégicas, para que erros sejam identificados e corrigidos, não havendo a realização do mesmo erro.
Em comparação a Gol, a empresa estudada poderia utilizar um sistema de informação para buscar problemas de distribuição. Poderia facilitar o acesso ao site e ao rastreamento de produtos, facilitar solicitações online e também um sistema no qual permitisse ao cliente que agendasse a entrega, evitando a ausência no local. Reembolso automático ao constatar que o objeto do remetente não chegou ao destinatário no tempo fornecido pela empresa. Melhor a eficiência do SAC, tornar o problema do cliente como prioridade.
...