Analise de materias
Por: Mariana Cuevas • 3/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.447 Palavras (6 Páginas) • 320 Visualizações
Conteúdo
O produto Jornalístico analisado foi o Jornal da Bahia no Ar, que é produzido e transmitido pelo grupo Metrópole que é composto pela, Rádio Metrópole, AM e FM, Jornal, Internet e TV. O programa de rádio que tem como ancora Mário Kertész, profundo conhecedor da cidade e sua população, foi por duas vezes prefeito de Salvador – a primeira vez em 1979 e a segunda em 1985. Há 12 anos Mário resolveu trocar a política pela comunicação, Mário comanda 6 horas diárias de programação – ao vivo – na Rádio Metrópole. Além de Mário Kertész temos outros Jornalistas que compõe a bancada como: Nardele Gomes, Luana Montargil, Rita Batista e o operador de som que também opina muitas vezes as notícias Abrão Brito. O programa conta também com comentários gravados de várias personalidades e jornalistas como: Alexandre Garcia, Malu Fontes, Regina Navarro Lins, Walter Queiroz entre outros, que são reproduzidos durante as 3 edições do programa. Os horários de reprodução são respectivamente Jornal da Bahia no Ar 1⁰ hora – de 07:00 às 08:59, Jornal da Bahia no Ar 2 ⁰ hora – de 09:00 as 10:00, Jornal da Bahia no Ar 2⁰ edição – 17:00 as 19:00. O público alvo do jornal são os ouvintes da Bahia (o programa matinal é retransmitido para algumas cidades do interior) com ênfase na capital Salvador, todas classes sociais são ouvintes do programa pois ligações são atendidas ao vivo e não se percebe distinção social uma vez que, os problemas relatados variam de uma arvore que caiu no bairro da Graça ao pedido de uma cesta básica para uma família humilde de cajazeiras.
1⁰ Dia
Analise do Programa Jornal da Bahia no ar 1⁰ edição do dia 12/09/2016 realizada por Mariana Doria Cuevas :
Comentário de Mario Kertész: Em sua fala Mario Kertész, discorre sobre a situação política do momento se mostrando preocupado com o futuro do Brasil pós impeachment do presidente Dilma. O áudio se trata-se de um comentário pois o apresentador opina sobre o tema por meio de um comentário critico, demonstra sua percepção sobre os fatos ocorridos, argumenta sobre esses fatos, e apresenta projeções sobre os mesmos. Fica claro que o locutor tem conhecimento sobre o assunto, fazendo por vezes comparações com fatos presentes ou passados esmiuçando o assunto para que o ouvinte possa entendê-lo melhor. O comentário do gênero informativo pois o apresentador fala sobre alguns dados retirados de fontes confiáveis, além de ser um fato de relevância para a população.
Transito na metrópole: Aqui o locutor entra de tempos em tempos no ar para informar sobre a situação do transito naquele momento. Trata-se de uma nota pois apesar de ser uma notícia tem objetivo de informar o ouvinte de forma rápida e objetiva. Segundo Marques de Melo “ (a nota) corresponde ao relato de acontecimentos que estão em processo de configurações e por isso é mais frequente no rádio e na televisão” Melo (1994, p. 65). A nota tem caráter informativo pois o locutor traz fatos de interesse da população da cidade.
Entrada de ouvinte: Ouvinte entra ao vivo e fala sobre a situação de Dilma. Trata-se de um comentário pois o ouvinte expressa sua opinião de forma crítica sobre o ocorrido, demonstrando certa percepção sobre o assunto. O gênero jornalístico é o opinativo pois o o/uvinte falou de sua visão sobre o fato sem mencionar nenhuma fonte para seus argumentos.
Nota de Mario Kertész: Mario Kertész desta vez fala sobre a atual situação do Ferry Boat com relação as grandes filas e preço das passagens para os moradores da ilha que tem que ir e vir todos os dias a Salvador. Trata-se de uma nota pois o apresentador fala de forma superficial sobre o tema informando sobre a situação do meio de transporte Ferry Boat, porém, sem muitos detalhes sobre o fato. O gênero é o informativo pois teve a função de abordar o tema e passar uma explicação de forma geral.
Comentário de Claudio Marques sobre cinema: Claudio fala sobre a estreias de filmes da semana. Trata-se de um comentário pois o locutor por meio de um comentário critico expõe sua opinião e suas percepções sobre as principais estreias cinematográficas. Fica claro durante o comentário o conhecimento do locutor pelo assunto. O gênero deste comentário é o opinativo pois ele não traz outras fontes além dele mesmo.
Comentário de Malu Fontes: Malu Fontes fala em seu comentário sobre a posse de Michel Temer e as propostas de seu início de governo. Trata-se de um comentário pois a locutora fala de forma crítica e apresenta projeção sobre os fatos. O gênero deste comentário é o opinativo pois apesar de parecer ter conhecimento sobre o assunto a locutora não apresenta fontes sobre as informações passadas, então claramente ele esboça suas opiniões pessoais.
Crônica de Alexandre Garcia: Alexandre Garcia fala sobre temas distintos: os ataques terroristas de 11 de setembro, afastamento de Eduardo Cunha do mandato, Pescadores que recebem o auxílio defeso, utilização indevida dos impostos, Saída do ministro do supremo Ricardo Lewandowski, e resumo do motivo da população exigir o ``fora Temer``. Trata-se de uma crônica pois o locutor narra de forma sequencial e detalhada fatos atuais relacionando esses a histórias vividas por ele ou utilizando comparação (ele indaga se não estaríamos melhor vivendo como animais) para fazer uma relação com o acontecido. Para Ana Paula Araujo (retirado do site infoescola no dia 20/09/2016) a crônica dissertativa é ``a narrativa, que como já foi dito, conta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo, etc. A outra maneira é a crônica dos textos jornalísticos, é uma forma mais moderna do gênero, e ao contrário da outra não narra e sim disserta, defende ou mostra um ponto de vista diferente do que a maioria enxerga. ``. Pertence ao gênero opinativo pois o locutor expressa de forma enfática sua opinião.
Conclusão
Para fazermos as análises dos programas durante a semana tivemos certa dificuldade pois este não estão disponibilizados na integra pele rádio em seu site. O conteúdo disponível no site do grupo limita-se a podcasts dos principais comentaristas que entram durante a programação. Tentei entrar em contato com o grupo metrópole pelo faceboock do grupo e ao vivo durante o programa, mas minhas tentativas não tiveram êxito. Como Sugestão deixo claro que a interatividade e o poder de propagação de informações que tem os ouvintes e leitores do grupo metrópole é de suma importância, uma vez que uma característica dos programas do meio é a retroalimentação de informações, e essa relação ouvinte x comunicador não pode acontecer se um não tiver acesso ao que o outro. Investimento na plataforma faceboock com alguém responsável a responder em tempo real as solicitações dos ouvintes, atendimento efetivo do telemarketing da radio e criação de meios de comunicação entre a radio e o ouvinte de forma efetiva que funcione são algumas das soluções propostas.
Referente aos formatos encontrados nota-se que os programas abusam do formato ``comentário`` como as informações chegam a cada minuto na redação e na maioria das vezes não tem como ser checada de forma efetiva, elas são comentadas pelo ancora do programa Mário Kertés que emite comentários opinativos diante de sua vivencia como prefeito e homem público. Os outros comentaristas do programa também se utilizam deste formato para expor um acontecimento que está em voga como o caso do impeachment de Dilma Rousseff ou a operação lava jato. Foram encontrados também os formatos ``nota``; presente nas entradas ao vivo do quadro ``transito na metrópole`` e entradas de jornalistas para passar informações do momento ou complementar outras passadas durante o programa; ``crônica`` e ``entrevista``.
...