ANÁLISE QUÍMICA DE SOLO: MACRONUTRIENTES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS, MATÉRIA ORGÂNICA E GRANULOMETRIA
Por: Isabela Silva • 24/11/2017 • Relatório de pesquisa • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 514 Visualizações
[pic 1] | [pic 2] |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
ISABELA DA ROCHA SILVA
ANÁLISE QUÍMICA DE SOLO: MACRONUTRIENTES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS, MATÉRIA ORGÂNICA E GRANULOMETRIA
DOURADOS
2017
ISABELA DA ROCHA SILVA
ANÁLISE QUÍMICA DE SOLO: MACRONUTRIENTES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS, MATÉRIA ORGÂNICA E GRANULOMETRIA
Relatório Técnico Científico de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II apresentado ao Curso de Química Industrial da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul sob Supervisão Técnica do Engenheiro Agrônomo Vanderley Wesley Santos Cristo e orientação da Professora Drª Jandira Aparecida Simoneti.
DOURADOS
2017[pic 3]
BANCA EXAMINADORA[pic 4]
_____________________________
Cristiane Marques dos Reis
Professora da disciplina de ECSO II
_____________________________
Jandira Aparecida Simoneti
Professora da disciplina de ECSO II
Orientadora
_____________________________
Leila Cristina Konradt Moraes
Professora da disciplina de ECSO II
_____________________________
Geraldo Domingues Matos
Professor da disciplina de ECSO II
Dourados, _____ de ____________________ de 2017.[pic 5]
AGRADECIMENTO
Agradeço a Agrotecsolo pela oportunidade de realizar esse estágio e ao meu supervisor, o Engenheiro Agrônomo Vanderley Wesley Santos Cristo, pela orientação e transferência de conhecimentos sobre as atividades realizadas.
Agradeço também a equipe do laboratório, Lidiani Terenciani Nazaro e Juliana da Cruz, e aos demais estagiários, pelo auxílio constante na execução dos trabalhos.
Por fim, agradeço à minha orientadora de estágio, a Professora Dra. Jandira Aparecida Simoneti, por estar sempre à disposição para responder minhas dúvidas, pela paciência e pela atenção.
RESUMO
Devido ao grande avanço no setor agropecuário, as análises de solo e tecido vegetal tem-se tornado cada vez mais frequente e necessária, levando em consideração à precisão dos resultados sobre os nutrientes presentes e a saúde da planta, a fim de proporcionar uma melhoria nas técnicas de manejo do solo e aumento na produtividade. Dentre as análises de solo pode-se destacar aquelas que dependem de conhecimento na área de química para se fazer determinação, dos macros e micronutrientes. O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório II foi realizado no Laboratório de Análises Agronômicas - Agrotecsolo, no período de 03 de abril a 08 de junho de 2017, e teve como objetivo o acompanhamento e execução de algumas técnicas de análises laboratoriais tais como, fotometria de chama, espectrofotometria UV, titulometria ácido-base, gravimetria e granulometria para a realização de análise de solos. O presente estágio possibilitou à acadêmica estagiária desenvolver habilidades nas rotinas laboratoriais de análises de potássio (K), fósforo (P), enxofre (S), alumínio (Al), matéria orgânica e análise granulométrica. O desenvolvimento do estágio propiciou complementar a formação acadêmica e permitiu fazer conexões entre conteúdos teóricos com a prática, gerando competências que refletirão na vida profissional da aluna estagiária.
Palavras-chaves: Solos, análises químicas, Agrotecsolo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVOS 8
2.1 Objetivos Gerais 8
2.2 Objetivos Específicos 8
3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 9
4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO 10
4.1 PRÉ-PARARO DAS AMOSTRAS DE SOLO 10
4.2 DETERMINAÇÃO DE POTÁSSIO E FÓSFORO 10
4.2.1 PREPARO DAS AMOSTRAS 10
4.2.2 DETERMINAÇAO FOTOMÉTRICA DE POTÁSSIO 11
4.2.3 DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DO FÓSFORO 12
4.3 DETERMINAÇÃO TITULOMÉTRICA DE ALUMÍNIO 13
4.4 DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE 14
4.5 ANÁLISE GRANULOMÉTRICA 15
4.6 DETERMINAÇÃO DA MÁTERIA ORGÂNICA 16
5 CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 18
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
8 ANEXOS 22
1 INTRODUÇÃO
O solo é considerado um recurso natural importante, pois é fundamental para a conservação da vida de ecossistemas naturais e do sucesso dos negócios agropecuários e florestais. Para que um solo seja considerado fértil, ele deve possuir uma significativa variedade de nutrientes naturais, permitindo o desenvolvimento de uma plantação (NOGUEIRA e SOUZA, 2005).
É de extrema importância conhecer as características do solo e as suas propriedades químicas e físicas para se ter alta produtividade na agricultura. A análise química do solo é o instrumento básico para a transferência de informações sobre calagem e adubação, da pesquisa para o agricultor (NOGUEIRA e SOUZA, 2005; DA SILVA, 2009).
Segundo Cantarutti et al. (1999), quando se tem uma amostragem de solo correta, são realizadas análises químicas, a fim de avaliar a fertilidade do solo. A partir dessa amostragem procura-se avaliar a deficiência e suficiência de nutrientes, além de verificar limitações que possam prejudicar o desenvolvimento da planta.
...