Analise de sensibilidade
Por: Mario Bittar • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 776 Visualizações
Analise de sensibilidade
Às vezes, além de resolver o problema para obter a solução ótima é importante também analisar quais são as condições dessa solução, se ela é válida ou não e o que aconteceria se os dados do problema fossem alterados. Esse tipo de estudo é chamado de analise de sensibilidade. Ou seja, determinar o quão sensível é a solução após mudanças nos dados.
A analise consiste em pesquisar a estabilidade da solução em busca de possíveis variações dos parâmetros tecnológicos, dos termos independentes e dos coeficientes de lucro e custo, uma vez que esses parâmetros são muito suscetíveis as variações do mercado e da produção.
Na análise de sensibilidade são feitas estimativas otimistas e pessimistas sobre um grupo de variáveis que tem impacto no retorno do investimento. As variáveis que influenciam o Valor Atual Líquido ou Retorno sobre o investimento, tais como participação de mercado, vendas, custos variáveis e fixos entre outras são estimadas atribuindo diferentes valores e estados da natureza. A análise pode ser feita de forma mais simplificada assumindo independência entre as variáveis, isto é, atribui-se valores diferentes a apenas uma variável e mantém as outras constantes ou de forma mais complexa e real assumindo que são interdependentes.
O objetivo da analise é determinar o intervalo de variação dos coeficientes da função objetivo sem que a solução ótima seja mudada. Se as mudanças dos coeficientes forem exageradas, a solução ótima não poderá ser preservada.
Algumas das desvantagens da analise são:
- Precisão de dados;
- Inter-relação de variáveis;
- Montagem de cenários;
- Variabilidade de produtos
...