Aprendendo Logica e Java Alunos
Por: Fellype Johnatam • 8/10/2018 • Monografia • 10.913 Palavras (44 Páginas) • 182 Visualizações
Aprendendo lógica e Java
1: Java
Linguagem de programação orientada a objetos projetada para poder ser executada em diferentes plataformas e sistemas operacionais.
Desenvolvida pela Sun Microsystems onde possui características semelhantes à linguagem de programação C++ em sua modelagem e inclui recursos especiais que o tornam ideal para programas na Internet. Com Java é possível colocar gráficos interativos e outros efeitos especiais em páginas da Internet utilizando Applets (Mini programas (scripts) que utilizam uma interface de entrada e/ou saída com o código intermediário Java que é executado pelo browser).
Um pouco da história de Java™
Inicialmente foi desenvolvida para programar chips de aplicativos de consumo (Projeto Green), tais como controles de TV,telefones, geladeiras, fornos de microondas, etc.
A equipe liderada por James Gosling da Sun, inicialmente utilizou C ou C++, descobriu que a linguagem não se adequava ao projeto. Como resultado, em 1990, Gosling começou a projetar uma nova linguagem (Oak). O nome teve que ser mudado, pois já existia o registro do mesmo.
O projeto avançou, mas o mercado decepcionou e a Sun decidiu redirecionar o rumo do projeto investindo no ramo da TV interativa. O programa durou dois anos e consumiu milhões de dólares.
Consistia no desenvolvimento de um protótipo de controle para TV interativa, usando uma linguagem desenvolvida especialmente para este fim. Quando o projeto finalmente foi apresentado em 1993, descobriu-se que o mercado de TV interativa não existia, sem previsão de implantação.
O financiamento do projeto estava para ser cortado quando a equipe foi transferida para outros projetos. Então a Sun decidiu abandonar o hardware do projeto, e focar o seu desenvolvimento na Web. A partir daí, a equipe trabalhou em um ritmo alucinante e em segredo até liberar a primeira versão Alfa da linguagem, em maio de 1995.
Fonte: "Java 1001 dicas de programação" Mark C Chan, Steven W.Griffith e Anthony F.Ias
Características Importantes
- Orientada a Objetos: com exceção de seus tipos primitivos, tudo em Java são classes ou instâncias de uma classe. Oferece mecanismos de abstração, encapsulamento e hereditariedade.
- Independente de Plataforma: a utilização de uma Máquina Virtual Java (JVM) permite que os programas possam ser executas em qualquer arquitetura.
- Ausência de ponteiros: não permite a manipulação direta de endereços de memória (como na linguagem C) e nem exige que os objetos criados sejam destruídos. Possui mecanismo de garbage collection. (lixeira)
- Performance: levando em conta que é uma linguagem interpretada, possui uma performance razoável. Para superar algumas limitações, várias JVM dispõe de compiladores JIT que compilam os bytecodes para código nativo durante a execução.
2-Estrutura Sequencial
Num Algoritmo aparecem em primeiro lugar às declarações, seguidas por comandos que deverão ser executados numa seqüência linear, seguindo-se o texto em que estão escritos, de cima para baixo.
Exemplo 2.1:
Este programa escreve “Unip. Ciência da Computacao” na tela:
Algoritmo
Escreva “Unip. Ciência da Computacao”
fim algoritmo
Java:
// Primeiro programa Java linha de comentário
public class CComp {
public static void main(String[] args) { (static void main) → Indica que o método deve ser compartilhado por todos os objetos criados a partir desta classe **** string[] args → Vetor de strings que recebe os argumentos passados ao programa
// (System.out.) → Objeto de saída padrão. Esta classe faz parte do pacote java.lang, que é importado automaticamente em todo programa Java **** (println) →Função do Java para escrever no formato texto
System.out.println("UNIP - Ciencia da computacao !");
System.out.println("ELM - Estudo da Linguagem de Montagem.");
}
}
O nome do arquivo .java deve ser idêntico ao nome da classe public, tanto na ortografia quanto nas letras maiúsculas e minúsculas. Java é CASE SENSITIVE!
Salvar o arquivo com o nome da classe e extensão .java. Ex.: class CComp, arquivo CComp.java
Exemplo 2.2:
Este programa lê duas variáveis inteiras, A e B e mostra o somatório das duas em C.
Algoritmo
declare A,B,C inteiro
leia A,B
C ← A+B
escreva C
fim algoritmo
Java
public class somaabc {
public somaabc() {
}
public static void main(String[] args) {
int a,b,c;
a = 10;
b = 20;
c = a + b;
System.out.println (" O valor de A e "+ a +", e B e "+ b );
System.out.println ("O somatorio de A + B e : "+ c );
}
}
Exemplo 2.3:
Faça um algoritmo que converta dias(inteiro) em anos(decimal).
Algoritmo
declare dia,ano decimal
escreva “Entre com o numero de dias(valor inteiro):”
dia← 500
ano← dia/365,25 (Obs.: 1 ano tem 365 dias e 8 hs = 0,25 dia)
...