TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Metodologias

Por:   •  5/4/2016  •  Monografia  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

                                                           [pic 1]

 Monique Silva

Comparação entre Metodologias Ágeis

e

Metodologias Orientadas a Planejamento


Piracicaba

2015


Monique Silva[pic 2]

[pic 3]

PROJETO DE PESQUISA

Comparação entre Metodologias Ágeis e Metodologias Orientadas a Planejamento

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciência da Computação da Instituição Anhanguera.


Piracicaba

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        RESULTADOS ESPERADOS        

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

8.        REFERÊNCIAS        


  1. INTODUÇÃO

No passado todo o processo de desenvolvimento era feito unicamente pelo programador, porém ao longo dos anos o processo passou a ser dividido entre vários cargos gerando assim a chance de melhores documentações, economia de tempo, dinheiro e também reduzindo a chance do produto final ser diferente da proposta inicial.

Durante o desenvolvimento de um Software há várias etapas que variam da conversa inicial com o cliente que define quais os requisitos para o desenvolvimento até o software concluído e a apresentação do cliente.

Isso só foi possível com o surgimento de metodologias de desenvolvimento, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Nesse trabalho serão abordadas características das principais metodologias e a comparação entre as metodologias clássicas e ágeis para que assim seja possível definir qual metodologia é mais vantajosa em um processo de desenvolvimento.

PROBLEMA

A principal intenção das metodologias é descobrir uma forma de sanar os problemas mais frequentes na hora do desenvolvimento de um software como, por exemplo, o porquê de o desenvolvimento levar tanto tempo, o custo ser tão elevado e a proposta inicial na maioria das vezes não se encaixar nas necessidades do cliente.

  1. OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Avaliar as metodologias mais utilizadas atualmente para definir qual é a mais vantajosa em termos de custo x benefício.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Apresentar as principais metodologias clássicas e suas vantagens e desvantagens.
  • Mostrar as principais metodologias ágeis e suas vantagens e desvantagens.
  • Comparar os dois tipos de metodologia.
  1. JUSTIFICATIVA

As empresas de desenvolvimento de software sempre enfrentaram grandes problemas em relação ao processo de desenvolvimento: deficiência no tempo de programação, discrepâncias entre a proposta inicial e produto final, dificuldades de contato com os clientes, atrasos no cronograma, etc.

Todas as situações citadas acima levam a empresa ao retrabalho do produto, que causa uso de recursos que poderiam trabalhar em outros projetos e custos desnecessários, sem contar a insatisfação do cliente com a empresa contratada.

As metodologias quando usadas de forma correta por uma empresa podem evitar grande parte das situações apresentadas, utilizando um comparativo entre as metodologias que se destacam é possível escolher qual se encaixa melhor a necessidade de cada empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cada metodologia deve ser aplicada levando em consideração as características do projeto, por exemplo: ‘As metodologias tradicionais, devem ser aplicadas apenas em situações em que os requisitos do sistema são estáveis e requisitos futuros são previsíveis’ (SOARES, 2004). Metodologias ágeis possuem suas diferenças:

O que as diferencia das metodologias tradicionais são o enfoque e os valores. A ideia das metodologias ágeis é o enfoque nas pessoas e não em processos ou algoritmos. Além disso, existe a preocupação de gastar menos tempo com documentação e mais com a implementação. (SOARES, 2004).

‘Para ser realmente considerada ágil a metodologia deve aceitar a mudança ao invés de tentar prever o futuro’ (SOARES, 2004).

Quando a empresa deixa que os colaboradores tomem as decisões em conjunto, a comunicação entre as pessoas é mais fluida, reuniões são feitas diariamente, a participação do cliente é ativa durante todo o desenvolvimento e o foco maior é o produto as metodologias ágeis são as mais indicadas.

Porém se é o gerente de projetos que detém a maior tomada de decisões, a liderança tem maior comunicação, a fase de análise é longa, o cliente não participa tanto uma vez que se inicia o projeto e foca-se mais nos processos a empresa deve optar por metodologias mais tradicionais.

‘À primeira vista, uma rápida leitura deste comparativo pode levar à falsa impressão de que métodos ágeis representam a melhor alternativa. Na verdade, a seleção da opção mais adequada dependerá de diversos fatores. Dentre as questões a serem consideradas estão as características de específicas de cada projeto, da própria empresa, além dos conhecimentos em gestão dos responsáveis por uma equipe técnica.’ (GROFFE, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com