Criando uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp
Abstract: Criando uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nunem • 27/9/2014 • Abstract • 399 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
Criando uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp
Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores).
Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes.
Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código:
/*
Código de definição: pessoa.h
*/
#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H
#include <string>
using std::string;
class Pessoa{
public:
void setNome(string nome);
void setIdade(int idade);
string getNome();
int getIdade();
private:
string nome;
int idade;
};
#endif
Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo:
/*
Código de implementação: pessoa.cpp
*/
#include "pessoa.h"
void Pessoa::setNome(string nome){
this->nome = nome;
}
void Pessoa::setIdade(int idade){
this->idade = idade;
}
string Pessoa::getNome(){
return this->nome;
}
int Pessoa::getIdade(){
return this->idade;
}
Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos.
Hora
...