DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA
Por: Leonardo Ribeiro • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.337 Palavras (18 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME DO ALUNO
LEONARDO RIBEIRO SOUZA FRIGO - RA: C453897
MARIO DE ARAUJO GOMES JUNIOR - RA: C5759B4
JOÃO PAULO GONÇALVEZ QUEIROZ - RA: C527602
TÍTULO DO TRABALHO
APS
"DESENVOLVIMENTODEUMJOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA"
SÃO PAULO
2016
Índice
1.Objetivo do trabalho e Motivação do Trabalho....................................................2
2.Introdução...............................................................................................................4
3.Regras do jogo (conceitos gerais)........................................................................5
4.Plano de desenvolvimento do jogo.......................................................................6
5.Projeto do programa...............................................................................................7
6.Código fonte do jogo.............................................................................................8
7.Apresentação do Programa..................................................................................22
8.Bibliografia.............................................................................................................24
9.Fichas APS.............................................................................................................25
10.Imagens Utilizadas no Jogo...............................................................................28
Objetivo do trabalho e Motivação do Trabalho
O jogo é uma atividade recreativa que os seres humanos utilizam com o objetivo de distração e desfrute para a mente e o corpo, ainda que, nos últimos tempos, os jogos também têm sido utilizados como uma das principais ferramentas a
serviço da educação.
Então, dado que desde tempos imemoráveis o homem tem usado o jogo como um recurso para se distrair e divertir, hoje existe uma infinidade de jogos, que se diferenciam entre si porque alguns requerem um compromisso estritamente mental, outros de uma participação primordial do corpo ou físico e outros que requerem a intervenção meio a meio de ambas as questões, mental e física.
Jogos educacionais são jogos elaborados especificamente para ensinar as pessoas sobre determinado assunto, expandir conceitos, reforçar desenvolvimento e entendimento sobre um evento histórico ou cultural, ou ainda auxiliar na aprendizagem de alguma habilidade enquanto se joga. Os jogos educacionais podem apresentar várias configurações, desde jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou mesmo vídeo games.Jogos educacionais, em resumo, são jogos que têm como objetivo passar para as crianças algum fundamento ético ou valores de vida. Podem se apresentar de formas variadas, e, dependendo de seu contexto principal, podem ser utilizados até por professores nas escolas.
O aprendizado pode ser definido como uma melhora em performance a longo prazo devido a treinamento, porém, como dito anteriormente, esse processo é muitas vezes extremamente específico. Jogar vídeo games não ensina uma habilidade específica, mas aumenta a capacidade de extrair padrões do ambiente. Jogadores de vídeo game conseguem ignorar melhor as fontes de informações irrelevantes e focar mais eficientemente nas fontes relevantes. Sendo assim, jogos eletrônicos são uma boa ferramenta para aprender a aprender.
O referido jogo tem por objetivo geral, mostrar de forma divertida o assunto reciclagem. Vemos no nosso cotidiano vários problemas neste sentido, muito lixo sendo despejado de forma indevida causando inúmeros problemas aos lugares pelos quais passamos, ou até mesmo vivemos. Jogo simples, fácil de ser jogado, simulando uma coleta de lixo diária.
Introdução
Partindo da proposta, desenvolvemos um programa em JAVA com o intuito de demonstrar a coleta de lixo de uma forma mais divertida.
Desenvolvido visando aumentar a conscientização das pessoas aos problemas que são causados pelo homem nas grandes cidades pela ignorância e falta de informação em soluções inteligentes como coleta seletiva e reciclagem do lixo.
Através da inclusão digital proporcionada pelo avanço da tecnologia, esperamos atingir um publico vasto e variado, com todas as idades e níveis sociais, uma vez que o problema atinge a todos.
Como informação técnica, o software foi desenvolvido através da linguagem JAVA, utilizando o programa NetBeans IDE 8.1.
Regras do jogo (conceitos gerais)
- Jogo a base de pontos.
- Coletar o maior número de lixeiras possíveis.
- Evitar ir além das margens da tela, resultará no fim do jogo.
- A quantidade de lixos exibidas são ilimitadas.
- A pontuação total será apresentada após o jogador perder.
- Você pode jogar quantas vezes quiser.
Plano de desenvolvimento do jogo
O plano de jogo foi elaborado em 3 fases.
1º Fase – Conceito:
Talvez uma das fases mais complexas de ser produzida.O conceito nada mais é do que a parte de criação mais importante do jogo, pois é aqui que podemos ver o potencial,diferencial,motivação do jogador,público-alvo, objetos do jogo e etc.
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