Doc Requisitos
Por: yussefhagge02 • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
SISFO
Documento de Requisitos
Versão 1.0.0
Histórico de Revisão
Data | Versão | Descrição | Autor | |
19/04/2015 | 1.0 | Criação do Documento |
Sumário
1. Introdução 4
1.1 Finalidade _ 4
1.1.1 Visão Geral do Documento _ 4
1.1.2 Identificação dos requisitos 4
1.1.3 Prioridade dos requisitos 4
2 Descrição Geral do Sistema: 5
3 Requisitos Funcionais (Casos de Uso): 5
[RF001] Nome da Funcionalidade 5
[RF002] Nome da Funcionalidade 5
4 Requisitos Não-Funcionais: 6
[RNF001] Nome do Requisito não-funcional 6
[RNF002] Nome do Requisito não-funcional 6
1. Introdução
1.1 Finalidade
Este documento tem como finalidade descrever os requisitos do Sistema SISFO, possibilitando com que os desenvolvedores tenham informações consistentes, para poder ter uma visão mais detalhada para o desenvolvimento do projeto.
1.1.1 Visão Geral do Documento
1. Descrição geral do sistema: Apresenta uma visão geral do sistema, explicando resumidamente o que o sistema vai fazer e como vai ser útil para seus usuários finais.
2. Requisitos de Negócios: Especifica todos os requisitos de negócios do sistema, onde esses requisitos têm a vinculação com os objetivos do projeto.
3. Requisitos de Usuários: Especifica todos os requisitos de usuários do sistema, onde esses requisitos vão atender as necessidades do usuário (pode não ser necessariamente o usuário final do sistema).
4. Requisitos funcionais (casos de uso): especifica todos os casos de uso do sistema, descrevendo os fluxos de eventos, prioridades, atores, entradas e saídas de cada caso de uso a ser implementado.
5. Requisitos não-funcionais: especifica todos os requisitos não funcionais do sistema, divididos em requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança, distribuição, adequação a padrões e requisitos de hardware e software.
1.1.2 Identificação dos requisitos
A referência dos requisitos é feita através do nome do mesmo, seguido do identificador do requisito, de acordo com a especificação a seguir: [nome do requisito. identificador do requisito] Por exemplo, o requisito funcional [Efetuar Pré-Cadastro. RF001] deve estar descrito em uma seção chamada “Efetuar Pré-Cadastro”, em um bloco identificado pelo número [RF016].
- requisito não-funcional será representado por [Requisito Não-Funcional. NF008] onde tem o nome do requisito e o identificador do requisito.
- requisito de usuário será representado por [Requisito de Usuário. RU001]
- requisito de negócio será representado por [Requisito de Negócio. RN001]
Os requisitos devem ser identificados com um identificador único. Todos os requisitos devem estar nas suas respectivas seções, todas previamente identificadas.
1.1.3 Prioridade dos requisitos
Para o entendimento das prioridades dos requisitos, foram adotadas as denominações “essencial”, “importante” e “desejável”.
1. Essencial: É o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente.
2. Importante: É o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim.
...